MEMÓRIAS
Cerca de 130 pessoas participam de seminário de gestão documental
05/06/2019 | 16h21
Cerca de 130 pessoas participam de seminário de gestão documental

O Dia Internacional dos Arquivos, data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA), é celebrado no dia 9 de junho. A Semana Nacional de Arquivos (SNA), criada em nosso país como ação em prol da difusão dos arquivos é organizada pelo Arquivo Nacional (AN), e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A iniciativa está prevista no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cidadania.

A Semana Nacional dos Arquivos consiste em uma temporada de eventos em arquivos e instituições que desenvolvem ações de cunho acadêmico e cultural em todo o país, tendo como principal objetivo integrar a sociedade, promovendo o sentimento de pertencimento, utilizando os acervos históricos como instrumentos facilitadores de acesso a informação de modo a apoiar o cidadão no pleno exercício de sua cidadania e na preservação de seus direitos.

Em Limeira, para celebrar a Semana Nacional dos Arquivos, a Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Administração, Comunicação Social e Cultura, em parceria com a Câmara Municipal por intermédio do Memorial do Legislativo e da Escola Legislativa Paulo Freire e o Centro de Memória da Unicamp, realizaram na manhã de ontem (4), o 1º Seminário Limeirense de Gestão Documental e Acesso à Informação com o tema “Preservando memórias e construindo um legado”, que reuniu cerca de 130 pessoas de diversas cidades da região como Rio Claro, Valinhos, Monte Mor, Itupeva, Itirapina, Americana, Jaguariúna, Votuporanga, Itapira e Americana.

As atividades desenvolvidas durante o seminário visam disseminar a importância da gestão documental por parte do poder público e da sociedade civil, do acesso à informação, da relevância dos arquivos públicos e museus, bem como a preservação da memória, dentre outros temas pertinentes.

O vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, representou o prefeito Mario Botion no evento. O vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, presidente da Câmara Municipal de Limeira, salientou como a valorização dos arquivos e do estudo do passado pode contribuir para a construção de um futuro melhor, tornando um objetivo coletivo mais fácil de ser alcançado.

Ao longo de todo o seminário foram abordadas as problemáticas em relação a digitalização massiva dos arquivos históricos presentes em museus e acervos, a mutabilidade com que as tecnologias podem ser substituídas, o que geraria perda dos arquivos históricos, arquivos de valor primário e secundário e o gerenciamento documental como maneira de preservação da história.

As palestras foram ministradas por Giane Boscolo, chefe do Departamento de Registro, Arquivos e Documentos com o tema “O papel do Legislativo no gerenciamento e preservação da memória limeirense”, Adelaine Cordeiro Ribeiro Féres, assistente de gabinente da Secretaria de Administração, com “Os progressos alcançados pela Prefeitura Municipal de Limeira na realização de uma gestão documental de qualidade”, José Luis Bueno, Diretor Geral da Ouvidoria da Secretaria de Comunicação Social, abordando questões sobre  “Acesso à informação - A importância da transparência no município”, Adriana Pessatte Azzolino, Diretora de Memória e Centro de Ciências da Secretaria de Cultura, com “Construção e implementação de protocolos e rotinas - conservação, digitalização e difusão de acervos” e o Prof. Dr. João Paulo Berto, doutor em História da Arte pela Unicamp, com “Arquivos e Museus: A importância da gestão integrada na construção do conhecimento”.

Estiveram presentes no evento os secretários Luiz Alberto Battistella (Administração), José Farid Zaine (Cultura), Antonio Peres (Comunicação Social), a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno e o vereador Jorge de Freitas, primeiro-secretário da Câmara.