DESCENTRALIZAÇÃO
Oficina de fotografia é finalizada com exposição virtual ''O Despertar do Olhar Fotográfico''
31/05/2019 | 17h09

A Comunidade São Francisco de Assis, localizada no Bairro Rural dos Frades, recebeu por um mês a oficina “O Despertar do Olhar Fotográfico”, ministrada por Kauê Braga, por meio do Programa Oficinas Culturais. A realização foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, com convênio estabelecido com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

A oficina oferece conhecimentos e técnicas relacionadas à arte da fotografia (iluminação, composição, edição e outros) e desperta nos participantes um novo olhar a objetos e situações diárias, dando-lhes a oportunidade de serem mais criativos em suas produções. A medida atende ainda a um dos objetos norteadores da atual administração que busca descentralizar ações culturais. "Incrementamos ações culturais do Bairro dos Frades, com o total respaldo do prefeito Mario Botion.

Esta foi a segunda oficina que aconteceu na localidade, por meio deste convênio importante com o Governo do Estado de São Paulo. Outra ação de destaque é a edição épica da Via-Sacra, momento muito marcante para toda a comunidade rural", declarou o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

“Foi uma satisfação ministrar essa oficina, ainda mais com o pessoal do Bairro dos Frades. Diferente das oficinas de fotografia ministradas na cidade, pude sentir a percepção de realidade deles através das fotos. Onde normalmente como resultado haveria prédios e postes, houve árvores e flores. O crescimento dos participantes foi visível e acredito ter atingido o objetivo quanto ao despertar do olhar fotográfico que propus. No decorrer das aulas falei com eles sobre projetos e cada um realizou seu projeto pessoal, muitos partiram para o que eles têm mais contato, no caso, a natureza, mas essa não foi uma imposição. Eles buscaram os temas e tentaram realizar as fotos com esse novo olhar que eu trabalhei e o resultado surpreendeu a eles e a mim”, disse Braga.

Para o encerramento da oficina, os alunos apresentarão o material desenvolvido durante as aulas em uma exposição virtual que acontece no domingo (2), na Comunidade São Francisco de Assis, às 10h, e também na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” - localizada na rua Boa Morte, 471, Centro – no período de 3 a 14 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.