Notícias
PROESA
Programa de Esportes Adaptados agora conta com futsal
30/05/2019 | 18h02
Programa de Esportes Adaptados agora conta com futsal

O Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer, agora conta com uma nova modalidade: futsal. A modalidade já conta com 15 atletas, com deficiência intelectual, e mais um atleta parceiro, todos com idade entre 16 e 35 anos. “É uma satisfação colocarmos em prática mais uma modalidade dentro desse programa, que tem crescido e trazido inúmeros benefícios”, afirmou o secretário da pasta, Luiz Augusto Zanon. Com o futsal, o Proesa já conta com sete modalidades.

 

Segundo Zanon, o objetivo do desenvolvimento da modalidade vai além de ensinar a jogar o futsal, mas também desenvolver as habilidades, o trabalho em grupo, a visão tática de jogo e a comunicação entre os jogadores. “Além do benefício para a saúde, é uma oportunidade para eles participarem de competições, representando o Proesa e o município”, falou.

 

Os treinos de futsal do Proesa acontecem aos sábados, das 8h às 10h, no Conjunto Esportivo Dona Irene Gomes Bortolan (Jardim Piratininga) e são comandados pelo professor da secretaria, Diego Campos.

 

O Proesa é um programa da Secretaria de Esporte e Lazer e, desde seu lançamento, em abril de 2017, vem se destacando na região por ser um programa do poder público, onde uma série de atividades e modalidades esportivas são oferecidas para as pessoas com deficiência. O programa vem evoluindo em suas atividades, participações em competições nacionais, internacionais e apresentações. Os professores do programa realizam, frequentemente, capacitações e cursos para aprimorar e atualizar conhecimento na área, melhorando cada vez mais, os atendimentos realizados.

 

Hoje são atendidas 134 pessoas com deficiência (intelectual, física, visual, auditiva, múltipla e TEA) nas modalidades hidroginástica, goalball, ginástica rítmica, natação, ciclismo, dança e futsal.

Notícias recomendadas para você