ENFERMAGEM
Convênio entre Prefeitura e Cotil permite estágio supervisionado para estudantes
30/05/2019 | 17h54

Os alunos do curso técnico de Enfermagem do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) passarão a atuar na rede municipal de saúde. É isso o que ficou estabelecido no Termo de Cooperação para estágio obrigatório curricular, assinado hoje (30), pelo prefeito Mario Botion e pelo reitor da Unicamp, o prof. dr. Marcelo Knobel. Esse é o primeiro convênio formal firmado entre a prefeitura e a instituição para estágio supervisionado em saúde coletiva.

Realizada no auditório do Cotil, a cerimônia de assinatura do termo contou com a presença do diretor geral do colégio, prof. José Roberto Ribeiro, do diretor associado e executor do convênio, prof. José Matioli, da coordenadora do curso de Enfermagem e coexecutora do acordo, a profª Débora Martins Alves, além dos secretários municipais Vitor Santos (Saúde), Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), José Farid Zaine (Cultura) e Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e alunos do curso.

O chefe do Executivo ressaltou a importância desse convênio tanto para os estudantes de enfermagem como para a população. “O vínculo mais próximo da Universidade com a sociedade é fundamental. Parcerias como essa precisam ser cada vez mais aceleradas e aproximadas, pois todos ganham, os alunos e os nossos munícipes, com a prestação de serviço de qualidade”, observou. O prefeito comentou que existem outras tratativas para estender essa parceria a outras áreas.

A perspectiva de novas parcerias entre prefeitura e a Unicamp também foi observada pelo reitor Marcelo Knobel. “É uma alegria poder celebrar esse convênio, que é o primeiro passo de muitos outros que virão”, afirmou. Para o professor, o estágio é importante para vivenciar situações cotidianas que os alunos enfrentarão no dia a dia do trabalho. “A proximidade com a prefeitura e as unidades de saúde será fundamental para uma formação adequada e uma cidadania efetiva.” Knobel também parabenizou os estudantes da área, que, para ele, “é uma das profissões mais nobres que existem”.

Já o diretor do Cotil comentou que a assinatura desse termo marca a retomada da parceria entre o colégio e o poder público. “Esperamos que os alunos possam ter uma melhor formação no campo de estágio com essa parceria”, citou Ribeiro. O professor Matioli, executor do convênio, também enalteceu o fato de poder “reatar esse laço com a prefeitura”. “É uma importante relação para a formação dos alunos. A Unicamp pode cumprir um de seus papéis que é dar um retorno à sociedade do investimento que é feito na universidade.”

Segundo o secretário Vitor Santos, assim que as discussões para a retomada do convênio surgiram, a Secretaria de Saúde buscou acelerar o processo. “O nosso desejo é aprofundar ainda mais a relação com a universidade, principalmente na área da saúde. Vamos nos empenhar para que os alunos tenham o melhor aproveitamento possível na prática”, afirmou. “É a preparação de pessoas para apoiar a assistência à saúde do munícipe.”

ATUAÇÃO

A professora coordenadora do curso de enfermagem explicou que os estudantes poderão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Prontos Atendimentos (PAs) e que isso complementará o que é passado em sala de aula. “Para uma formação com base na qualidade, o curso necessita do estágio supervisionado. O técnico deve teruma visão preventiva, curativa e educativa e atuar na prevenção e controle de diversas doenças”, destacou Débora.

Segundo ela, os alunos a partir do segundo ano passarão a estagiar na saúde pública de Limeira. O curso conta com 185 alunos, dos quais 145 poderão atuar. “O departamento agradece o convênio, pois isso contribuirá na formação de técnicos de enfermagem cada vez mais decisivos e proativos no que se refere a identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diversas dimensões”, complementou a professora.

Segundo o secretário de Saúde, os estudantes auxiliarão o trabalho na saúde pública, sendo oferecida a possibilidade de aprendizado com a estrutura da saúde de Limeira, dentro do contexto pedagógico da instituição. “A saúde é uma atividade multidisciplinar e, nesse contexto, a enfermagem tem uma participação relevante, com um papel fundamental no acolhimento dos pacientes”, definiu Santos.