CÍVEL
Inauguração do fórum é acompanhada pelo prefeito
24/05/2019 | 15h40
Inauguração do fórum é acompanhada pelo prefeito

As novas instalações do Fórum Cível de Limeira – agora denominado “Desembargador Francis Selwyn Davis” - foram inauguradas, ontem (23). O prefeito Mario Botion; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion; autoridades do Judiciário; vereadores e secretários municipais acompanharam a cerimônia. Depois de cinco décadas, a comarca local ganha um novo prédio. “O agora Fórum Criminal não tinha mais espaço físico”, disse o diretor do fórum, o juiz Rilton José Domingues. Na Rua Boa Morte, o atendimento continuará com os processos criminais e o Anexo de Violência Doméstica da comarca, que também foi inaugurado na tarde de ontem. Ele será coordenado pela juíza, Daniela Mie Murata.

O prefeito lembra que o serviço, que tem como meta dar celeridade aos julgamentos dos processos e oferecer atendimento especializado às vítimas, teve grande empenho da vereadora Erika Tank. “Um trabalho incansável dela para que Limeira conseguisse o anexo, e a prefeitura – através da nossa administração municipal – também não mediu esforços”, comenta. O anexo é o oitavo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que Limeira tem ainda outras ferramentas importantes – o botão do pânico e a Patrulha Maria da Penha.

Em seu discurso, o diretor do Fórum Cível destacou o empenho da prefeitura. “Todos os pedidos que fizemos foram atendidos pelo prefeito”, disse. Mario Botion lembra que quando assumiu o governo, as obras do fórum – iniciadas dez anos atrás – estavam paradas. “Fizemos todas as tratativas para retomar a construção, e ainda fizemos o gerenciamento dela. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos ficou inclusive responsável pela fiscalização”, comenta. A construção custou cerca de R$ 20 milhões, e 20% foram de contrapartida da prefeitura. Um investimento de R$ 4 milhões.

O presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças acompanhou a solenidade. Em sua fala, agradeceu a parceria da Prefeitura de Limeira com o Judiciário. Para viabilizar o funcionamento do Anexo de Violência Doméstica, a administração cedeu servidores municipais. “Aqui, em Limeira, temos um bom exemplo, que é a soma de esforços. Todos juntos para o bom funcionamento dos serviços públicos. E esse é o cumprimento do nosso dever”, observa.

ARBORIZAÇÃO

A Prefeitura de Limeira doou 83 mudas de nove espécies para a arborização do novo espaço do Fórum Cível. Na terça-feira (21), o diretor do Fórum e juiz de direito da 2ª Vara Cível, Rilton José Domingues, participou do plantio da primeira árvore, da espécie Ipê amarelo (Handroanthus chrysotricha). O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo; e o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, estiveram presentes.

Além do Ipê amarelo, as espécies que farão parte da arborização do espaço são: Aroeira Pimenteira (Schinus terebinthifolia), Ipê branco (Tabebuia roseoalba), Lofantera (Lophantera lactescens), Palmeira azul (Bismarckia nobilis), Pau mulato (Calycophyllum spruceanum), Pitanga (Eugenia uniflora), Quaresmeira (Tibouchina granulosa) e Sapucaia (Lecythis lanceolata). Com exceção da Palmeira azul, todas as espécies são nativas da flora brasileira.