PREFEITO EMPREENDEDOR
Limeira conquista 1º lugar em prêmio do Sebrae
22/05/2019 | 11h05
Limeira conquista 1º lugar em prêmio do Sebrae

Limeira foi premiada na noite de ontem (21) na etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mario Covas. O evento é de iniciativa do Sebrae-SP. O prefeito Mario Botion recebeu o troféu de 1º lugar na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, com o projeto “Estimulando os micro e pequenos empreendedores” da cidade. O projeto se destaca pela transparência nas compras governamentais e aumento das licitações exclusivas para MPES (Micro e Pequenas Empresas). As ações são desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação.

O concurso é o reconhecimento a gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. “Estou muito alegre e honrado com a premiação. Sabíamos que estávamos entre os finalistas e conquistar a primeira posição nos mostra que o incentivo ao empreendedorismo é o caminho”, disse o chefe do Executivo. Foram 137 projetos inscritos e 23 finalistas. E ao todo 90 prefeituras participantes.

Os projetos premiados são do biênio 2017/2019. “Através desta premiação o Sebrae reconhece que os prefeitos fazem toda diferença na vida de um município. Atualmente, temos 8,3 milhões de brasileiros incluídos no MEI (Micro Empreendedor Individual), e que garantem geração de renda e empregos”, disse o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles. O prefeito Mario Botion também entende desta forma: “O empreendedorismo é hoje a principal forma de gerações de renda e de emprego. Por esta razão, estimulamos todas as iniciativas de empreendedorismo.”

Várias autoridades acompanharam a cerimônia. Dentre elas, o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles. “É uma grande honra reconhecer os prefeitos que estão transformando o empreendedorismo, o agente público que fomenta os projetos neste sentido", disse. Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, os prefeitos contemplados merecem reconhecimento, pois se empenham em melhorar o ambiente empreendedor em seus municípios. “O administrador municipal é um grande aliado para a implementação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios”, avalia.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, somente a seleção do projeto local revela que as ações executadas nos últimos dois anos estão no caminho certo. “É importante destacar também as parcerias com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira) e com o Observatório Social do Brasil. Sem eles, o êxito não seria o mesmo”, comenta. Inclusive o presidente da associação, José Mário Bozza Gazetta; e os representantes do Observatório, Luciano José Faber e Bruno Sampaio Barros, acompanharam a premiação, em São Paulo. “Vale ressaltar que em nosso plano de governo propusemos ações voltadas aos negócios, e o PPD (Programa Permanente de Desenvolvimento) é a maneira pela qual viabilizamos as iniciativas, que visam desenvolver economicamente Limeira”, pontua o prefeito Mario Botion.

Também marcaram presença, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, secretários municipais, amigos, familiares e lideranças da sociedade civil e empresarial.

As categorias premiadas:

*Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico