TRABALHO
Oferta de emprego no PAT cresce quase quatro vezes em relação ao período pré-pandemia
29/08/2022 | 17h31

A oferta de emprego aumentou quase quatro vezes em Limeira, desde 2019 (período anterior à pandemia). É o que mostra balanço do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a partir da oferta de vagas nos primeiros sete meses do ano. De janeiro a julho deste ano, o PAT disponibilizou 3.403 vagas, aumento de 292%, na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram abertas 868 vagas. "Os números revelam uma retomada significativa na geração de empregos na cidade. Isso é muito positivo para a economia e a geração de renda", opina o prefeito Mario Botion.

O crescimento do mercado de trabalho já era uma tendência no ano passado, apesar dos impactos da pandemia de coronavírus sobre a economia. Nos primeiros sete meses de 2021, o PAT registrou 1.237 oportunidades de emprego, avanço de 42,5% em relação ao mesmo período em 2019.

Segundo a coordenadora do PAT, Marjorie Asbahr, o perfil das vagas ficou mais flexível em relação ao nível de escolaridade, apesar de boa parte dos postos de trabalho exigir nível técnico, superior ou alguma formação específica. “Os empregos que não requerem experiência também aumentaram neste ano, sobretudo nos segmentos da construção civil e de serviços de limpeza”, observou. "De forma geral, esses dados indicam uma recuperação bastante positiva com relação à empregabilidade na cidade", afirma o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

O levantamento do PAT reforça outro indicador referente à geração de emprego na cidade. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, também confirmam a expansão do mercado de trabalho em Limeira. De janeiro a julho deste ano, o saldo da abertura de postos formais de emprego foi de 4.521 vagas. O setor com maior oferta foi o de serviços, com 2.192 vagas, seguido pela indústria, com 1.544 postos de trabalho.

SOBRE O PAT

O PAT é uma rede de atendimento da Prefeitura de Limeira, em parceria com o Governo Estadual, que concentra serviços gratuitos à população, sendo centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Fornece informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na intermediação da mão de obra. As vagas disponíveis pelo PAT podem ser pesquisadas no link: https://www.limeira.sp.gov.br/pat/vagas-de-emprego.