HUMANIZAÇÃO
Atendimento à mulher em situação de violência será tema de capacitação
17/05/2019 | 14h40
Atendimento à mulher em situação de violência será tema de capacitação

O Ceprosom, em parceria com a Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, realizará ao longo do ano, quatro eventos de formação de agentes públicos. O objetivo é fortalecer a humanização do atendimento a esse público. A primeira atividade está marcada para o dia 5 de junho, no Anfiteatro do Isca Faculdades, e será voltada a profissionais do município (das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública), integrantes de Conselhos de Direitos e representantes de hospitais (Santa Casa, Humanitária, Medical e Unimed). As inscrições serão feitas no próprio dia do evento.

A Rede Elza Tank de Atendimento Integrado às Mulheres em Situação de Violência foi regulamentada pela Lei N° 5.452/14. Trata-se de um conjunto de serviços que têm por objetivo o trabalho articulado para garantir à mulher, vítima de violência, o acesso integral e permanente aos seus direitos. O trabalho da Rede encontra-se organizado em três dimensões: Preventiva – com foco nas ações formativas e de sensibilização; Operativa – acompanhamento e situações complexas, fluxos de trabalho e monitoramento dos serviços; e Enfrentamento - serviços ofertados pelo município para atendimento das mulheres em situação de violência.

Confira a programação da formação do dia 5 de junho:

8h às 8h30 – Credenciamento;

8h30 às 10h – Palestra

Temas: Violência contra a Mulher - Histórico e os desafios para superação do ciclo da violência.

Palestrante: Amanda Abreu Silva (psicóloga)

10h15 às 12h – Palestra

Tema: Direitos e garantias fundamentais à Mulher e a Lei do Minuto Seguinte

Palestrante: Lúcia Thomé Reinert (Defensora Pública do Estado de São Paulo)

13h30 às 15h30 - Palestra

Temas: Humanização do atendimento na perspectiva da Lei Maria da Penha.

Palestrante: Teresinha de Carvalho (delegada)

15h45 às 16h30 - Mesa Redonda

Temas: Apresentação da Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher em Situação de Violência: organização, serviços disponíveis e formas de encaminhamento

Palestrantes: representantes da Rede Elza Tank das secretarias de Saúde e de Segurança Pública e Defesa Civil e do Ceprosom