Notícias
MOSTRA DE TEATRO
Sarcástica Companhia é selecionada para representar Limeira em Festival Nacional
16/05/2019 | 15h48
Sarcástica Companhia é selecionada para representar Limeira em Festival Nacional

A comissão técnica e julgadora da 15ª Mostra Municipal de Teatro, composta por Antonio Chapéu, Fátima Monis e Márcio Abegão, selecionou o grupo limeirense para representar a cidade no Festival Nacional de Teatro, que acontece em agosto. O espetáculo vencedor foi “Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido (Escritura do Encontro Em Três Tentativas)”, da Sarcástica Companhia. Tanto a Mostra quanto o Festival são realizados pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

O espetáculo, que foi apresentado ontem, no Teatro Vitória, é intimista e apresenta como sinopse um homem miserável que escreve obstinadamente em um subterrâneo. Recorda seu desprezo pela sociedade e um embate com um antigo oficial militar. Um homem, numa tarde de Corpus Christi, em plena década de 1930, decide infiltrar-se em uma procissão e provocá-la a fim de testar a reação da massa. Um homem, prisioneiro político, lamenta não ter conseguido concluir seu último livro enquanto aguarda o momento da sua execução.

Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido é a história de três encontros com o opressor. O primeiro inspirado no indivíduo recluso e solipsista de Fiodor Dostoiévski em Notas do Subterrâneo. O segundo motivado pelo relato de Flavio de Carvalho intitulado Experiência nº 2 que narra o caso real de seu enfrentamento diante de uma procissão. O terceiro, por fim, tem base em “O milagre secreto”, conto de Jorge Luis Borges, presente em Ficções. Com excertos de Paulo Freire, o espetáculo é um convite para este embate e a sua superação em diferentes versões. Diferentes manifestações de um encontro que, inevitável, não poderá deixar o homem ileso.

Notícias recomendadas para você