PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Mostra Municipal de Teatro começa nesta semana; orquestra terá concerto gratuito "Elvis Sinfônico"
06/05/2019 | 15h56

A programação cultural dos próximos dias oferece como destaque o início da 15ª Mostra Municipal de Teatro, neste sábado (11). A programação do evento segue até o dia 15 e é totalmente gratuita. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O primeiro espetáculo da mostra é “Vigiar e Punir”, do grupo convidado Caravan Maschera e acontece no sábado, às 20h, no Teatro Vitória, para a população a partir dos 16 anos. A programação segue no domingo (12) com o workshop “Palhaçaria e Prática de Rua”, oferecido pelo Circo Rodado, às 14h30, no CEU Limeira (Centro de Artes e Esportes Unificados). A classificação é 17 anos com disponibilidade para exercícios físicos e, para participar, é necessária inscrição pelo telefone 3495-2765 ou pelo e-mail producao.culturalimeira@gmail.com. O grupo apresenta ainda no domingo, após o workshop, às 19h, o espetáculo “Reprises Pareadas”, com classificação livre. Os ingressos dos espetáculos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação. A galeria do Teatro Vitória recebe a Mostra de Orquídeas de quinta-feira (9) a sábado (11), das 9h às 18h, e domingo (12), das 9h às 12h, com entrada gratuita. A realização é da Associação Orquidófila de Limeira.
Na sexta-feira (10), o Teatro Vitória recebe, às 20h30, concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Limeira, o “Elvis Sinfônico”. A retirada dos ingressos acontece a partir da quinta-feira (9), às 11h. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. A Corporação Musical Henrique Marques, regida por Fernando Barreto, realiza sua tradicional retreta dominical, às 10h30, no coreto da Praça Toledo Barros.
Confira todos os detalhes:

Exposição: Mostra de Orquídeas
De 9 a 11, das 9h às 18h - Galeria do Teatro Vitória.
Domingo, 12, das 9h às 12h - Galeria do Teatro Vitória.
Mostra de orquídeas de colecionadores e vendas, além de apresentação de cactos e suculentas.
Classificação: Livre.
Realização: Associação Orquidófila de Limeira, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Música: Elvis Sinfônico
Sexta-feira, 10, às 20h30 - Teatro Vitória.
Orquestra Sinfônica e Banda Elvis in Concert trazem ao público os clássicos do Rei do Rock, Elvis Presley.
Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos a partir de quinta-feira - 9, às 11h).
Classificação: Livre
Realização: Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 90 min.

Teatro: Vigiar e Punir

Sábado, 11, às 20h - Teatro Vitória.
“Vigiar e Punir: Um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola” utiliza o texto mais conhecido do filósofo francês Michel Foucault como ponto de referência para a criação de imagens, tensões dramáticas, bonecos grotescos e novos prismas de reflexão sobre as técnicas de controle e normalização às quais a sociedade contemporânea está sujeita. Dez bonecos, inspirados em quadros de Bosch e Goya, uma cenografia em constante movimento e a atuação dos atores inspirada em bufões se compõem e decompõem para uma releitura do texto filosófico de “Vigiar e Punir” em forma de obra imagética e poética que guia o espectador em uma relação subjetiva com o espetáculo. Com uma recriação poética do texto, a peça permite que o público recrie os significados daquilo que vê e sente a partir de cenas abstratas, imagens sutis e momentos provocativos que tocam suas lembranças, sentimentos e emoções em torno do tema da loucura e da noção duvidosa de “normal”.
Grupo: Caravan Maschera.
Entrada: Gratuita (Retirada dos ingressos uma hora antes da apresentação).
Classificação: 16 anos.
Realização: Caravan Maschera, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Duração: 75 min.

Retreta: Henrique Marques
Domingo, dias 12 e 26, às 10h30 – Coreto da Praça Toledo Barros.
A Corporação Musical Henrique Marques, regida por Fernando Barreto, realiza sua tradicional retreta dominical.

Workshop: Palhaçaria e Prática de Rua
Domingo,12, das 14h30 às 17h30 – CEU Limeira (Centro de Artes e Esportes Unificados).
A proposta do workshop é proporcionar aos participantes a experiência da linguagem do palhaço pela via da técnica artística, compartilhando com os participantes a pesquisa que a companhia vem desenvolvendo ao longo de seus anos de existência, de modo que experimentem formalmente o treinamento que o grupo exercita.
*Informações para participação no workshop e solicitação de ficha de inscrição através do telefone (19) 3495-2765 ou pelo e-mail: producao.culturalimeira@gmail.com.
Grupo: Circo Rodado.

Entrada: Gratuita.

Classificação: 17 anos e disponibilidade para exercícios físicos (20 vagas)..

Espetáculo: Reprises Pareadas
Domingo, 12, às 19h - CEU Limeira  (Centro de Artes e Esportes Unificados).
Uma trupe de três palhaços se apresenta como um grande circo. Eles se viram como podem, pois são eles mesmos todas as atrações que o circo dispõe. Os palhaços apresentam um número musical, uma cena de romance (Quer namorar comigo?), uma cena de habilidade e risco (O chicoteador), e finalmente a exibição de uma aberração da natureza exclusiva e fantástica (O homem que vira galinha caipira), tudo permeado pelas trapalhadas desta trupe de Palhaços errantes e sua relação com o público.
“Reprises Pareadas” é o espetáculo inaugural da companhia Circo Rodado que desenvolve sua pesquisa sobre reprises, gags e entradas circenses tradicionais e populares.
Grupo: Circo Rodado.
Duração: 60 min.