Notícias
GRATUITO
Secretaria de Cultura divulga grupos selecionados para Mostra Municipal de Dança
06/05/2019 | 15h29
Secretaria de Cultura divulga grupos selecionados para Mostra Municipal de Dança

A Mostra Municipal de Dança de 2019 já tem os grupos selecionados para esta edição. A programação acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho, no Teatro Vitória, e é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Foram selecionadas a companhia Só Dança, com o espetáculo “Dança Comigo?”; a companhia da Sociedade Esportiva Gran São João, com “A Floresta Encantada”; o Núcleo Tendas, com “A Lenda”; a Cia1, com “Salve, salve malandragem!”; o Renata Cavinato Stúdio, com “Life”; a Cia Oficina do Corpo, com “Mississippi, 1935”; o Studio de Dança Daniela Alonso, com “Divertissiment”;a Oficina do Corpo, com “Dançar!”; e a Amorim Cia de Dança, com “Simplesmente Elis Regina”. Além do espetáculo convidado “Pra não dizer que não falei das flores”, apresentado pelo Corpo Estável da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), Cia Art e Movimento. Os grupos selecionados recebem a ajuda de custo no valor de R$500.
Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação de cada espetáculo, na bilheteria do Teatro Vitória, localizado na Praça Toledo Barros, s/n, Centro.
Confira todos os detalhes:

QUARTA-FEIRA, 29, ÀS 20H

Espetáculo: Dança Comigo?
Grupo/Academia: Só Dança
A academia Só Dança está presente na cidade de Limeira há 33 anos, sendo 32 anos com a professora, diretora e dançarina Cassia Goulart. Em 2018, a academia ganhou uma nova direção da professora e dançarina Rafaella Godoy. Atualmente, oferece cursos na cidade e região de ballet clássico infantil e adulto, dança do ventre infantil e adulto, jazz, hip hop e aulas particulares.

O espetáculo:
A apresentação tem como intuito motivar o público a dançar com diferentes estilos de dança, entre eles o Ballet Clássico, Dança do Ventre e o Estilo Livre. Através das coreografias apresentadas, a academia demonstra que todos podem dançar, independente de seu estilo musical preferido e de sua cultura.

Espetáculo: A floresta encantada
Grupo/Academia: Sociedade Esportiva Gran São João
O curso de ballet e jazz da Sociedade Esportiva Gran São João de Limeira teve início no ano de 2010. Desde então, participa em vários festivais de dança, tendo sido premiada em todos os que participou, como Eco Dança; Festival de Dança Laylton Reis, em São vicente; Som Luz e Dança, em Pirassununga; Festival de Dança de Barra Bonita; e outros.

O espetáculo:
A história é contada por um malvado caçador que um certo dia entra em uma floresta encantada e se depara com um espírito menino protetor dos animais. Este protetor ensina ao caçador o dom de amar e respeitar os animais. Após a convivência do caçador com os animais, ele também se transforma em um protetor da floresta.

QUINTA-FEIRA, 30, ÀS 20H

Espetáculo: A Lenda
Grupo/Academia: Núcleo Tendas
A Academia Tendas do Sahara foi fundada em meados de 1998 pela bailarina Samara Gamal (Carmelita), a qual, com seus estudos e aprimoramentos, trouxe ao público de Limeira um núcleo especializado em dança do ventre. Desde então, Limeira passou a contar com apresentações de danças árabes de alto nível.
Maitê Voigt iniciou seus estudos em 2002 e, desde 2009, dirige o núcleo, continuando o trabalho iniciado por Samara Gamal, após sua partida. Em 2012, esteve no Egito e pôde ter contato com a cultura árabe, conhecendo a dança através de suas raízes, seu povo e seus costumes. Neste ano, se apresentou no maior festival de dança do ventre do mundo, Ahlan Wa Sahlan.
Em 2014, a Academia iniciou aulas de folclore árabe masculino e passou a se chamar Núcleo de Danças Árabes Tendas do Sahara. Em 2019, o núcleo passou a expandir suas atividades e incluiu aulas de Yôgae Dança Terapia a fim de atender as necessidades do público de Limeira e região, e adota a nova marca Núcleo Tendas.
O Núcleo Tendas se mantém presente em Mostras de Dança, Virada Cultural, Jantares Árabes e festivais diversos, como convidados de eventos e academias parceiras. Além disso, participa de eventos pelo Brasil, principalmente em São Paulo, mostras e competições de festivais renomados.

O espetáculo:
Há muitos e muitos séculos, emergiu das profundezas do inesperado a vida nesta floresta. A beira do Nilo, regada pelos raios da estrela mãe, mulheres erguiam seus jarros para comemorarem as preciosas cheias do rio. Nada havia na natureza que passasse despercebido, o cotidiano se fazia presente em pequenas coisas, a magia se fazia presente em sonhos que mais pareciam realidade... ou será que era mesmo realidade? Seres iluminados e fantásticos. Certa vez, um pequeno esquecimento, reflexos de um artefato reluzente, impediu luzes cintilantes em direção às sombras. Do encontro entre as luzes e sombras, um portal foi aberto para o mundo paralelo. Guardiãs zelavam por ele para que nada fugisse ao equilíbrio. Porém, desta distração, foi travada uma batalha com o desconhecido, espalhando-se rapidamente pela floresta, absorvendo novos e diferentes seres, cada um resguardando as energias do seu próprio mundo.
E diante das diferenças, encontrou-se uma unidade feita de magia, onde cada ser se renova diante de um novo amanhecer. Até onde vai sua imaginação? Devaneios? Realidade? ou seria A LENDA.

Espetáculo: Salve, salve malandragem!
Grupo/Academia: Cia1
A Cia1 foi fundada em 2014, sob direção de Tiago Lopes, professor, coreografo e diretor da cia. Seu trabalho é marcado pelo diálogo contínuo com o público através de seus trabalhos, ao mesmo tempo fomenta a profissionalização artística de seus bailarinos.
A companhia participa anualmente de festivais, mostras, bienais e competições dentro e fora do estado, representando a cultura e arte e elevando o nome da cidade de Limeira, pois já recebeu inúmeras premiações importantes de grandes mestres da dança, garantindo vaga para o Festival Mercosul que acontece na Argentina.

O espetáculo:
“Salve, salve malandragem” é conduzido pelos sambas paulistas e cariocas de grandes músicos como Cartola, Adoniran Barbosa, Noel Rosa e outros compositores e intérpretes da música popular brasileira.
A obra passa pelo amor, conquista, irreverência e malandragem do samba, ressaltando a sua importância dentro da cultura brasileira. O compromisso deste espetáculo, com arte e com seu público é que jamais deixaremos o “samba morrer”.

SEXTA-FEIRA, 31, ÀS 20H

Espetáculo: Life
Grupo/Academia: Renata Cavinato Stúdio
O Studio existe desde 2012 e foi fundado pela Diretora e Coreógrafa Renata Cavinato Carvalho Jorge Rodrigues, tendo participado de apresentações dentro e fora da cidade. Seu objetivo é formar futuros grandesprofissionais na arte da dança, tanto professores, como dançarinos profissionais ou não que amam a arte de dançar e de forma diferente e inusitada.
O Studio conta com Danças Urbanas, Hip-Hop, Break Dance, e as comerciais como Street Jazz, Jazz funk e Stileto que são chamadas hoje de FEMME STYLE. O Studio desenvolve um trabalho artístico e físico muito grande, em todos os sentidos humanos. O mental é o principal, depois o físico e o artístico. O foco é mostrar todas as possibilidades reais de onde o aluno pode chegar e até se superar com a dança e como ser humano.

O espetáculo:
Dançar é capturar o ritmo da vida, é uma forma de fazer poesia com o corpo. Dizem que a dança é uma dessas artes em que só se destaca quem gosta muito de si mesmo. Isso tem muita lógica se levarmos em consideração que para sermos bons dançarinos temos que conhecer nosso corpo e fazer com que ele se conecte com nossas emoções mais profundas para que estas se expressem através dos movimentos.
Em uma dança sempre há um tipo de felicidade, ainda que existam danças que expressem sentimentos dramáticos. Em uma dança, também há em jogo um ato de liberdade, tanto que se trata de uma ruptura com os movimentos habituais e permite a quem dança transformar o seu corpo em um meio artístico.
Os números da noite nada mais são do que conexões com os próprios sentimentos e sentidos. O eu no dia a dia, superações, conquistas e medos transformados em passos. “As expressões mais autênticas da gente estão na dança e na música. O corpo nunca mente” -Agnes de Mille.

Espetáculo: Mississippi, 1935
Grupo/Academia: Cia Oficina do Corpo.
A Cia da Oficina do Corpo iniciou seus trabalhos em 2017, com objetivo de explorar vários métodos e modalidades da dança: ballet clássico, jazz, dança contemporânea e hip hop.
Desde então, vem realizando trabalhos e projetos como “Um grito brasileiro” que foi apresentado na Mostra Municipal de Dança de Limeira em 2018, participou do espetáculo “O labirinto do Fauno” em 2017, e em dezembro de 2018 fez participação no espetáculo o “Rei do Show”. A Cia nesse dois anos já foi premiada em várias competições em Limeira e região.

O espetáculo:
Lembranças! Lembranças de uma pessoa incrível que começou a conquistar o mundo com 18 anos. Alcançou objetivos que nunca imaginou alcançar, melhorou a cada dia e não ligava para o que os outros diziam “Antes que você me acuse, critique ou explore, ande uma milha nos meus sapatos”. Levava a felicidade onde passava pois “Ser feliz é o maior afrodisíaco que existe. Você só passa por esta vida uma vez. Não, Não vai ter bis”. E nunca esperou pelo sucesso, pois sabia que “o que fizesse, seria escolha de Deus”. Apreendeu que “para atrair a multidão era necessário rebolar”. A vida é assim, não ligue para os outros, seja feliz da sua forma, acredite no seu destino e rebole para atrair a multidão, dance, cante, grite, aplauda seja como você quiser. O mais importante é “colocar o que você sente pra fora”.

SÁBADO, 1º, ÀS 20H

Espetáculo: Divertissiment
Grupo/Academia: Studio de Dança Daniela Alonso.
O Studio de Dança Daniela Alonso surgiu em março de 2002, com uma proposta inovadora, visando a formação de bailarinos e o aperfeiçoamento técnico.
Ao longo de 16 anos, conquistou mais de 300, destacando as premiações no Festival de Joinville, Passo de Arte, Catanduva e as indicações para participação em festivais internacionais em Nova York, Itália e Alemanha, também teve bailarinas selecionadas para o Miami City Ballet e American Ballet.

O espetáculo:
O Studio de Dança Daniela Alonso apresenta um Divertissiment de algumas das principais coreografias do circuito competitivo do ano de 2019, apresentada aqui pelo elenco rigorosamente selecionado para os grupos de formação e profissionalização da escola, desde a categoria infantil até a adulta.

Espetáculo: Dançar!
Grupo/Academia: Oficina do Corpo.
A oficina do Corpo iniciou seus trabalhos em 2012, promovendo o ensino nas modalidades de ballet clássico, jazz, contemporâneo, hip hop e estileto.
Desde então promoveu os seguintes espetáculos anuais: O que me faz feliz, A viagem, O contador de histórias e Primavera. Participou de diversas competições na área da dança, recebendo muitos prêmios entre os quais o “Troféu Fumagalli”, em 2015; através do aluno Rafael Stahl, por seu destaque na dança, mesmo anteriormente foi contemplado com uma bolsa de estudos na escola “Bolshoi” em Joinville - SC. Também em 2015, a Oficina do Corpo participou da competição internacional “Tanzolimp”, em Berlim - Alemanha.
Apresentou-se na Virada Cultural Paulista, nas edições da Mostra Municipal de Dança em 2013, 2014 e 2015, entre outros eventos da cidade. A escola também preparou alunos para o ingresso em companhias estáveis e grupos de dança de reconhecimento nacional, como a “CEDAN” em Piracicaba,no “Ballet Joven da Cidade de Ourinhos” em Ourinhos, “Iris Ativa - Lina Penteado”, em Campinas, e “Raça centro de Artes de São Paulo”, em São Paulo.

O espetáculo:
Dançar! faz você buscar o seu melhor a cada passo. O seu melhor olhar, a sua melhor postura o seu melhor equilíbrio. E o melhor de tudo é que a cada dia saímos com algo alcançado, mesmo que pequeno, mesmo que simples. Sensações de pequenos deveres cumpridos, que quando juntamos vira um bem maior. Escolha a sua dança: seja ela ballet, jazz, contemporâneo, hiop hop ou dança de salão. E dance você também.

DOMINGO, 2, ÀS 20H

Espetáculo: Simplesmente Elis Regina
Grupo/Academia: Kelly Amorim Cia de Dança.
Grupo independente participante de vários eventos em Limeira e região. Criado com o objetivo de unir amantes da dança. O grupo realiza apresentações em Faculdades, Escolas, Festivais e Eventos Socioculturais. Alunos que com o tempo se tornam professores ou também apenas excelentes bailarinos.

O espetáculo:
O espetáculo “Simplesmente Elis Regina” aborda os sentimentos da maior intérprete da MPB de todos os tempos: Elis Regina. Por meio de movimentos de vários estilos da dança, os bailarinos desenham com seus corpos como ouvem as músicas. Elis será homenageada e lembrada por sua forte presença no palco e seu amor pela música.

Espetáculo: Pra não dizer que não falei das flores
Grupo/Academia: Cia Art e Movimento
A Cia Art e Movimento é o Corpo Estável da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), formada por ex-alunos, que auxilia nas produções da Secretaria de Cultura.

Notícias recomendadas para você