LEITURA
Campanha arrecada 3,2 mil livros para CDP
24/04/2019 | 13h41
Campanha arrecada 3,2 mil livros para CDP

A campanha de doação de livros para a biblioteca do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira superou expectativas e arrecadou mais de 3.200 exemplares. A iniciativa foi da Prefeitura, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), do Fundo Social de Solidariedade e do Conselho de Comunidade da Vara de Execução Criminal (CCVEC). As doações ocorreram de 1º a 22 de abril, em sete pontos de coleta na cidade. Porém, houve contribuições de moradores de Campinas, Sumaré, Vinhedo e Pedreira.

A cerimônia de encerramento da campanha ocorreu terça-feira (23), no próprio CDP, e contou com a presença de diversas autoridades. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion - que na ocasião representou o prefeito Mario Botion - falou sobre a importância da ação. “Estou feliz em colaborar com o incentivo à leitura e à promoção do conhecimento. Espero que vocês agarrem essa oportunidade, sempre buscando ser pessoas melhores”, disse aos detentos.

O resultado da campanha foi avaliado positivamente pela presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, que disse estar “surpresa” com o alcance da proposta. Aucélia também observou a relevância de projetos que beneficiem a população, incluindo a população carcerária. “Estamos no caminho certo ao promover o conhecimento e a libertação”, afirmou.

Para organizar a distribuição de livros, cada um dos oito pavilhões do CDP conta com um detento responsável pelas entregas dos exemplares. Com o aumento do acervo, que até o início da campanha abrigava 610 exemplares, o diretor do CDP, Heber Anaor Janei, salientou que o próximo passo será a implementação do programa “Remição por Leitura”.

Pelo programa, o reeducando poderá remir a pena com a leitura e a posterior elaboração de uma resenha sobre a obra. “É muito gratificante contar com a colaboração de todas as autoridades de Limeira na promoção da reinserção social. O livro é uma ferramenta para o crescimento pessoal, profissional e didático”, disse. O diretor, ainda, agradeceu o apoio dos juízes da 2ª Vara Criminal e Execuções Criminais de Limeira, Luiz Augusto Barrichelo Neto (titular) e Edson José de Araújo Júnior.

Um dos reeducandos, T. F. P., de 36 anos, contou que prefere ler a Bíblia, mas no CDP teve oportunidade de conhecer obras como “A Cabana”, de William P. Young, e “Anjos e Demônios”, de Dan Brown. Desde que foi transferido para o CDP de Limeira, há nove meses, ele disse que já participou de três cursos, “Salgados”, “Panificação Artesanal” e “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” – este último, oferecido pelo Sesi e pelo Ceprosom, teve entrega do certificado também nesta terça-feira (23). “Estou preso aqui no CDP, mas estou me sentindo útil”, afirmou.

Também compareceram ao evento, a coordenadora da Central de Voluntários do Fundo Social, Cesianny de Freitas Ferreira Rodrigues, o instrutor e conselheiro do Comad, José Antônio Eduardo Chagas de Almeida, o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação, Ozério Pereira, e o presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Criminal de Limeira, Jeferson Luís Francischetti.