PVE
Primeira reunião avalia resultados no avanço de competências de parceria
25/03/2019 | 17h47
Primeira reunião avalia resultados no avanço de competências de parceria

Os resultados no avanço de competências da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), entre a Prefeitura de Limeira e o Instituto Votorantim, foi um dos temas discutidos na primeira reunião do programa, realizada nesta segunda-feira (25), com os gestores educacionais (equipe da Secretaria de Educação). O primeiro ciclo de formação começou hoje e também acontece amanhã (26) e quarta-feira (27), nos três eixos do PVE: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. As reuniões são realizadas no Centro de Formação do Professor.

Limeira avançou em todas as competências e metas estabelecidas para o primeiro ano de 2018. Segundo a formadora da Cedac (parceira do PVE), Isabel Afonso, nos eixos educacional e mobilização social, Limeira encontra-se “em consolidação”, enquanto o eixo escolar está “consolidado”. A avaliação foi feita pelos próprios gestores, no final do ano passado. Com base nessa avaliação, conforme a supervisora de ensino da Educação, Carla Maduro, foram definidas as competências que serão trabalhadas em 2019. “Limeira vivencia um processo de aprimoramento das suas práticas em gestão educacional e escolar”, comenta Isabel.

Segundo Isabel, o objetivo do PVE é fortalecer essas práticas, com foco na melhora do aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino, e para que os gestores escolares e educacionais possam trabalhar de maneira mais eficaz e garantir o direito à educação de qualidade.“O município já tem uma prática muito bem desenvolvida e essa parceria visa ampliar e aprimorar um trabalho que já é consolidado”, completa.

O secretário de Educação, André De Francesco, avaliou positivamente os resultados apresentados. “Tivemos muito progresso no decorrer do primeiro ano de parceria. O projeto superou nossas expectativas e isso é visível com os resultados, em que avançamos em muitos pontos”, salienta. “A ideia de continuar essa parceria reforça a certeza de quanto ela tem sido importante para mostrar aquilo que a rede desenvolve e tem de potencial, e melhorar aquilo que precisa ser melhorado.”

Francesco também destacou o apoio dado pelo prefeito Mario Botion. “Agradeço a confiança que o prefeito nos deu, incentivando e apostando desde o primeiro momento”, afirma. Ele ressalta que as formações e os projetos propostos no PVE contribuem para a qualidade de ensino de Limeira. “O grande objetivo é melhorar a estrutura da rede municipal para dar o melhor atendimento ao aluno. Essas práticas devem refletir em sala de aula”, complementa. O secretário também parabenizou a dedicação da equipe e de todos que se envolveram com o projeto.

Ainda nesta segunda-feira, às 18h, acontece a primeira reunião do eixo de Mobilização Social. Amanhã (26), a formação continua, às 8h, com os Gestores Escolares, e às 13h30, com mais uma reunião do eixo de Mobilização Social, desta vez com os jovens. Na quarta-feira (27), também às 8h, haverá outra formação com os Gestores Escolares, e às 13h30, novamente com os Gestores Educacionais. Todos os encontros acontecem no Centro de Formação do Professor (Secretaria de Educação).