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FORMAÇÃO CONTINUADA
Desafios da educação na pandemia é tema de encontro de profissionais da rede
22/06/2021 | 18h54
Desafios da educação na pandemia é tema de encontro de profissionais da rede

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, promove nos dias 7 e 8 de julho o III Encontro Municipal de Educação Continuada (EMEC). Neste ano, o tema será “Um jeito novo de caminhar, mas o mesmo propósito: Ensinar”. O EMEC faz parte do calendário escolar e conta com a participação de mais de 2 mil professores, coordenadores e diretores da rede municipal. Em razão da pandemia de coronavírus, o evento será on-line.

Segundo a diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, o EMEC integra o conjunto de ações da pasta visando à formação continuada dos docentes e seu desenvolvimento profissional. “E por consequência, a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos estudantes”, afirmou a diretora.

Neste contexto, o encontro tem como objetivo abordar as mudanças decorrentes da pandemia no universo educacional. Nessa nova realidade, Adriana destaca o desafio de possibilitar a aprendizagem, considerando as grandes desigualdades entre os estudantes em relação ao acesso e aos recursos digitais. “A todo momento somos levados a pensar sobre como ensinar neste contexto? Quais estratégias utilizar para minimizar os prejuízos em relação ao aprendizado? Como lidar e trabalhar com uma educação integral?”, ela observa.

O encontro prevê a realização de quatro palestras, com os temas: “Ensino Híbrido: possibilidades e realidade”, “Desenvolvimento de competências socioemocionais: relações entre os profissionais da educação, estudantes e suas famílias”, “A relação escola e família: interações que transformam” e “Linguagem verbal: produção histórica e cultural, constitutiva de sujeitos, da subjetividade e do conhecimento”. Para as palestras, não é necessário fazer inscrição, pois a transmissão será pelo canal da secretaria no YouTube (www.youtube.com/educacaolimeira).

Além disso, haverá 16 oficinas com diversas temáticas e relatos de experiências de práticas de doentes da rede. No caso das oficinas, é necessário fazer inscrição até dia 30, pelo link: https://smelimeira.com.br. Após acessar a página, basta clicar no botão do III EMEC. Serão disponibilizadas 90 vagas para cada oficina.

Confira a programação das palestras:

7/7 - 8h30

Tema: “Ensino Híbrido: possibilidades e realidade”

Palestrante: Ton Ferreira, licenciado em Matemática pela Unesp, pós-graduado em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP, MBA em Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e mestre em Ciências pela USP. Atua há mais de 15 anos como consultor educacional e de negócios.

7/7 - 13h30

Tema: “Desenvolvimento de competências socioemocionais: relações entre os profissionais da educação, estudantes e suas famílias”

Palestrante: Cynara Vilas Boas, psicóloga da Prefeitura de Jacareí e formadora do Estado de São Paulo pela Undime/Instituto Ayrton Senna

8/7 - 8h30

Tema: “A relação escola e família: interações que transformam”

Palestrantes:

- Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva: graduado em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É professor do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da mesma universidade. Atualmente, desenvolve atividades no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (Cerlis), Université Paris V – Descartes. Autor e organizador do e-book “Quando os olhos se abrem: educação infantil em contexto”

- Fabiana Marini Braga: graduada em Pedagogia pela Ufscar, tem mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. É professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar e atua como coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). Coautora do livro “Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível”

- Roseli Rodrigues de Mello: formada em Pedagogia pela Ufscar, tem mestrado e doutorado na área de Educação pela mesma universidade. Desenvolveu pós—doutorado em Sociologia e Educação na Comunidade de pesquisa em Excelência para Todos (Crea) da Universidade de Barcelona. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Ufscar, professora de pós-graduação em Educação. Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). Coautora do livro “Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível”

8/7 - 13h30

Tema: “Linguagem verbal: produção histórica e cultural, constitutiva de sujeitos, da

subjetividade e do conhecimento”

Sinopse: roda de conversa sobre o contexto educacional do município e o modo de conceber a linguagem verbal como produção histórica e cultural

Mediadoras:

- Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto: graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), tem mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep e doutorado em Educação pela Unicamp. É professora do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Ddelart) da Unicamp

- Janaína de Souza Silva: professora formadora da Secretaria de Educação, formada em Pedagoga pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca Faculdades), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutoranda também em Educação, pela Unicamp.

Confira programação das oficinas:

Data: 7/7

- Educação Infantil: em dois horários, às 8h30 e às 13h30

Sala 1 - Jogos de linguagem para apropriação da linguagem escrita;

Sala 2 - Compreensão leitora e planejamento: aspectos essenciais;

Sala 3 - Preservação dos recursos naturais e descarte adequado de resíduos orgânicos e

inorgânicos;

Sala 4 - Linguagem Matemática: comparando e classificando na educação infantil;

Sala 5 - Diversidade cultural no contexto escolar: articulação teoria e prática;

Sala 6 - Brincando com o imaginário da criança para elaborar uma contação de histórias.

- Especialistas de Arte, Educação Física e Educação Especial - em dois horários, às 8h30 e às 13h30

Sala 7 - Situações didáticas no ensino de Arte. Práticas criativas;

Sala 8 - A Educação Física escolar em tempos de pandemia;

Sala 9 - Deficiência intelectual: características e estratégias de inclusão escolar.

Data: 8/7

- Ensino Fundamental, em dois horários, às 8h30 e às 13h30

Sala 1 - Trabalho com ortografia no ensino fundamental;

Sala 2 - As diferentes formas poéticas e suas contribuições no processo de alfabetização e formação do leitor;

Sala 3 - Multiplicação: o uso da calculadora no processo investigativo de regularidades;

Sala 4 - O uso de aplicativos e recursos digitais nas aulas de matemática;

Sala 5 - Biodiversidade de ecossistemas: reflexão - participação – ação!;

Sala 6 - Contribuições para o ensino de Geografia;

Sala 7 - Educação e recursos tecnológicos.

 

Relato de experiências de práticas exitosas das escolas municipais, que ocorrerão ao longo do evento:

- Franciane da Cunha Vieira, professora coordenadora da escola Vereador Waldimir Jorge Schinor

- Projeto “Tampinhas Plásticas”, do Centro Infantil Fábio Franco de Oliveira

- Projeto “Queremos te ver”, do Centro Infantil Lucinda Tank Kuhl

- “Histórias de Limeira”, professora Gisele Godoi da Emeief Pe. Maurício Sebastião Ferreira

- Vanessa Santos Silva: professora de Educação Especial

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