SINAIS
Libras é tema de oficina da programação de férias da Prefeitura
18/01/2019 | 18h12
Libras é tema de oficina da programação de férias da Prefeitura

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi tema de uma oficina de férias da Biblioteca Pedagógica nesta sexta-feira (18). As 15 crianças que participaram da iniciativa puderam conhecer melhor a Libras, que é a segunda língua oficial do Brasil. Hoje, cerca de 40 crianças também participaram de uma oficina de pipas na Biblioteca Municipal e diversas atividades no Zoológico Municipal. Todas as ações fazem parte da programação de férias da Prefeitura de Limeira.

“Eu gostei bastante, aprendi coisas que eu não sabia. Eu conhecia a Libras, mas apenas poucas palavras.” A afirmação é Clara Breda Pedro Ribeiro, 8. Ela e a mãe, Luciana Breda Pedro Ribeiro, sempre acompanham as atividades de férias e a oficina de Libras foi algo que encantou as duas. Para Clara, o alfabeto em Libras é algo que ela levará pra sempre com ela. Ela também se comprometeu em transmitir o que aprendeu a outras pessoas.

Luciana elogiou a iniciativa. “Eu acho incrível. Desde a primeira edição nós participamos e nunca mais perdemos”, destacou. Ela também enalteceu a ideia de falar sobre a Língua de Sinais. “Eu acho que é muito válida, pois tem que haver essa inclusão, não apenas na sala de aula, mas em todos os ambientes.” Para Luciana, as oficinas nas bibliotecas permitiram que maior acesso ao Parque Cidade. “A partir dessas oficinas, fizemos a carteira da biblioteca. Minha filha lê pelo menos um livro por semana e tervindo aqui, feito a carteirinha, fez ela ter mais interesse ainda pela leitura.”

Andreia Savogin Fiorotti, mãe da Maria Clara Savogin Fiorotti, 9, também elogiou a oficina de Libras. “Eu acho muito interessante e muito importante. É de grande valia, pois além de eles terem um atrativo durante as férias, essas iniciativas levam conhecimento para eles”, comentou. A Maria também gostou de participar e disse que aprendeu muitas coisas novas.

A oficina foi ministrada pela intérprete educacional de Libras, Michele Diniz. Ela explicou que as crianças conheceram o que significa a língua de sinais em uma linguagem simples para que elas pudessem entender. “É importante eles conseguirem se comunicar para se integrarem aos outros alunos e crianças”, ressaltou. A intérprete também salientou que Libras é a segunda língua oficial do Brasil. “Essa oficina é importante para que eles tenham noção de quem é esse ser ao lado deles, de que ele pode ser um amigo, um namorado, fazer parte das mesmas coisas que as crianças ouvintes fazem parte.”