RECURSOS HÍDRICOS
Piscinão Ecológico no Residencial Roland será referência para municípios
21/12/2018 | 17h24
Piscinão Ecológico no Residencial Roland será referência para municípios

O prefeito Mario Botion visitou, na manhã de hoje (21), o reservatório de contenção de água pluvial do Residencial Roland, que foi adotado pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) como área demonstrativa do projeto Piscinões Ecológicos. O equipamento é uma alternativa sustentável para contenção de cheias, que também promove a recarga do lençol freático. A entidade irá oferecer aos interessados em implantar a iniciativa, visitas técnicas à área demonstrativa de Limeira, além de capacitações presenciais e a distância.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e o presidente do Conselho Fiscal do órgão, Julio Lopes, realizaram apresentação técnica da iniciativa à imprensa. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, o diretor de Extensão Rural, Dirceu Brasil, e o diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, acompanharam o evento.

Botion agradeceu a parceria do Consórcio PCJ e disse estar satisfeito em oferecer uma iniciativa positiva de Limeira para ser referência a outros municípios. “Boas práticas devem ser sempre compartilhadas e aprimoradas”, destacou. O prefeito anunciou, ainda, que estão em fase de captação de recursos projetos para implantação de seis outros piscinões ecológicos em Limeira.

Lahóz frisou que a área indicada pela prefeitura apresenta todos os requisitos necessários e por isso foi destacada como modelo. Ele pontuou que os Piscinões Ecológicos são uma estratégia de Infraestrutura verde, recomendada pela Organização das Nações Unidas, que prevê soluções para os problemas urbanos baseados na natureza. “Esse tipo de obra é mais barato que uma obra de engenharia tradicional. O Consórcio PCJ deseja que esse exemplo do Piscinão Ecológico de Limeira seja irradiado para os outros municípios da bacia e, assim, possamos incrementar a oferta hídrica da nossa região”, disse.

O Piscinão Ecológico de Limeira possui uma área de nove mil metros quadrados, com capacidade para armazenar um volume de água comparável a três piscinas olímpicas. A área demonstrativa fica em uma região mais elevada da cidade, o que permite ao piscinão conter os picos de cheias e velocidade de escoamento da drenagem urbana, combatendo alagamentos em áreas mais baixas. Ao redor do Piscinão Ecológico existe uma praça e área para academia ao ar livre e dentro dele foram plantadas árvores das espécies: Açoita Cavalo (Luehea divaricata), Maria Mole (Dendropranax cuneatum), Ingá (Inga vera), Grumixama (Eugenia brasilienses), Embaúba (Cecropia pachystachya) e Sangra d’água (Croton urucurana), que suportam alagamentos. Na ocasião, foram plantadas duas mudas de Ipê Branco, árvore símbolo do Consórcio PCJ por representar a paz e a harmonia na gestão da água.

O projeto dos Piscinões Ecológicos

Os Piscinões Ecológicos construídos em áreas livres permitem a percolação da água no solo e tem como principal finalidade promover a redução das ondas de pico da drenagem urbana, durante as fortes precipitações no período chuvoso, garantindo a retenção das águas e minimizando os efeitos das enchentes, ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático, atuando como uma “grande bacia de retenção”.

O local de implantação dos Piscinões Ecológicos poderá receber paisagismo, obras de infraestrutura e lazer, o que permitirá o seu uso como espaço público pela população, diferentemente do que ocorre com os piscinões convencionais construídos em grandes centros urbanos, no qual a comunidade muitas vezes se manifesta contra sua implantação.

Os municípios que tenham interesse em detalhes e informações sobre como implantar um piscinão ecológico podem solicitar mais esclarecimento e consultoria técnica pelo e-mail assessoria.se@agua.org.br.