GESTÃO DE RESÍDUOS
Composteira do Parque Cidade entra em operação
17/04/2018 | 11h53
Composteira do Parque Cidade entra em operação

Os resíduos orgânicos dos equipamentos públicos do Parque Cidade de Limeira que eram encaminhados para o Aterro Sanitário serão transformados em um composto fértil para adubagem. Isso porque entrou em operação na última semana uma Usina Piloto de Compostagem de 24 metros cúbicos, que atende os prédios da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Educação (incluindo a Emeief Limeira), Biblioteca, Centro de Ciências e Cultura, Hípica Municipal e Ginásio Municipal, além do próprio parque.

A composteira foi construída no estacionamento próximo ao portão A (Avenida Antônio Cruañes Filho). O equipamento é dividido em cinco baias feitas de tijolo ecológico, para abrigar cada etapa da decomposição. No modelo adotado, será feita uma camada de materiais provenientes de poda e capinação, que irá receber os resíduos orgânicos. Em seguida, é aplicada uma nova camada do mesmo material da base, que cumpre o papel de evitar mau cheiro e o aparecimento de vetores, como moscas por exemplo. Todo o processo de compostagem leva cerca de cinco meses.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, diz que a iniciativa está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “Estudos apontam que 57% do volume do lixo gerado nos municípios brasileiros é composto por materiais orgânicos e sobras de alimentos”, ressalta. Trigo ainda frisa que o projeto é uma proposta de alternativa à gestão de resíduos: “É necessário esgotar todas as possibilidades antes de encaminhar materiais ao Aterro Sanitário”.

No segundo semestre do ano passado, os servidores municipais e profissionais terceirizados passaram por treinamento para que realizem a separação dos materiais de maneira adequada. Amanhã (18) haverá uma segunda capacitação, agora sobre técnicas de manejo da composteira. Além disso, os alunos do curso de engenharia ambiental da Faculdade de Tecnologia da Unicamp André Gomide e Tiago Teló acompanham o projeto para a realização de Trabalho de Conclusão de Curso.

Trigo destaca que somente esses profissionais capacitados devem manusear a usina piloto. “Nesse primeiro momento, a população não deve realizar nenhum tipo de descarte na composteira. Isso é fundamental para que o projeto dê resultados positivos”, fala. Podem ser compostados resíduos como verduras e legumes, ovos, alimentos cozidos e borra de café.