PRESTAÇÃO DE CONTAS
Limeira fica entre os 30 municípios mais transparentes do Brasil
19/12/2018 | 17h46
Limeira fica entre os 30 municípios mais transparentes do Brasil

Limeira garantiu, entre 665 municípios e 27 Estados brasileiros, a 26ª posição na Escola Brasil Transparente – Avaliação 360º, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. A avaliação, divulgada na semana passada, foi realizada entre julho e novembro de 2018 em todos os Estados, capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes – o que abrange cerca de 70% da população brasileira. Limeira recebeu a nota 9.46.

Em relação ao Estado de São Paulo, Limeira se destaca na segunda posição, à frente de grandes cidades como Santos (9.33), Campinas (9.04), Jundiaí (9.02) e Sorocaba (8.89), além da capital São Paulo (6.69), e dos municípios da região, como Araras (8.51), Piracicaba (8.31) e Americana (7.84). A cidade de Lorena, com nota 9.51, ficou em primeiro entre as cidades paulistas.

São avaliados 23 critérios, de transparência passiva, que trata da disponibilização de informações públicas por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), e transparência ativa, que verifica a publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

A iniciativa da CGU é verificar o cumprimento dos dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) entre outros regulamentos de transparências dos Estados e municípios. O prefeito Mario Botion destaca que a nota e a posição de Limeira à frente de outros municípios é resultado de um trabalho desde o início da atual gestão. “Apostamos na transparência como prestação de contas à população. Trabalhamos de forma séria e mostramos resultados”, observa.

O Portal de Transparência da Prefeitura de Limeira pode ser acessado por meio do link http://leideacesso.etransparencia.com.br/limeira.prefeitura.sp/Portal/desktop.html?410