LIMEIRA
Prefeito recebe 24 profissionais do Mais Médicos
03/12/2018 | 17h33
Prefeito recebe 24 profissionais do Mais Médicos

O prefeito Mario Botion deu as boas-vindas, nesta segunda-feira (3), aos 24 novos integrantes do programa Mais Médicos em Limeira. Os profissionais começam a trabalhar a partir de amanhã e se juntarão a outros nove que já atuam pelo programa no município. O encontro com os médicos ocorreu na sede da prefeitura (Edifício Prada) e contou com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, do deputado federal, Miguel Lombardi, e do secretário-chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil.

Botion falou da importância do Mais Médicos para o município e dos esforços para receber os novos profissionais, depois que o governo de Cuba encerrou unilateralmente a participação no programa e chamou de volta todos os médicos que atuavam em todo o Brasil, incluindo Limeira. “Vocês trarão conhecimento e determinação para proporcionar atendimento de qualidade a nossa população”, frisou. Outro aspecto mencionado pelo prefeito foi a necessidade de oferecer um serviço humanizado dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nossa palavra de ordem é o acolhimento”, disse.

Ainda nesta semana, outros profissionais devem se apresentar à Secretaria de Saúde, considerando-se que as 38 vagas abertas pelo edital do Ministério da Saúde foram preenchidas no município. O prazo para que eles assumam os postos de trabalho vai até dia 14. Pelo programa, que é do Governo Federal, os médicos irão receber salário de R$ 11.800, sendo que a prefeitura é responsável pelo fornecimento de auxílio-alimentação e para os médicos de outras localidades, auxílio-moradia.

Miguel Lombardi salientou a preocupação com a saída repentina de Cuba do programa, por outro lado, falou sobre a alegria de receber novos profissionais em um curto espaço de tempo. O deputado observou, ainda, a possibilidade da troca de experiência na área de saúde, uma vez que Limeira está acolhendo profissionais de Rondônia; Paraná; Acre; Minas Gerais; Maranhão; Goiás e Bahia, além da Bolívia. Há também médicos de Limeira e do interior de São Paulo. “Todos nós estamos empenhados em dar continuidade ao programa”, mencionou. “Que Deus abençoe o caminho de vocês. Salvar a vida das pessoas é um dom gratificante”, disse aos médicos.

A luta contínua da atual gestão no oferecimento do serviço de qualidade à população, na área de saúde, foi enfatizada pelo vice-prefeito. “Estamos trabalhando com vigor para transformar a saúde em nossa cidade”, disse. Dr. Júlio falou sobre a missão do médico e da necessidade desses profissionais trabalharem com o “coração”. O vice-prefeito também agradeceu a Miguel Lombardi pela gestão junto ao Governo Federal, no sentido de trazer recursos para o investimento em saúde no município.

Expectativa

Recém-integrada ao Programa, a médica Silvia Pereira dos Santos começa a trabalhar amanhã (4), na UBS do Morro Azul. Ela conta que cursou medicina na Universidade de Marília (Unimar), onde formou-se em 2013. Nos últimos três anos, trabalhava no pronto-socorro da Humanitária. “Estou com uma expectativa muito positiva”, disse. Outra médica é Vanila Martins Ferreira, que veio de Jataí, Goiás. Formada pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Faciplac), em Brasília, ela disse que escolheu Limeira pela proximidade a grandes centros de excelência no ensino da medicina, e consequente, pela oportunidade de prosseguir os estudos. “Estou animada, com muita vontade de trabalhar”, relatou.

Vitor Santos, por sua vez, comentou que irá acompanhar essa transição do programa em Limeira. Ele alertou os novos profissionais sobre a responsabilidade e o compromisso de manter o atendimento de qualidade à população. “Ser médico é uma vocação, é atender o ser humano em toda sua complexidade”, frisou Dr. Vitor. Na ocasião, ele também apresentou os médicos aos coordenadores de UBS, bem como aos diretores da pasta, e reforçou que estará sempre disponível para todas as demandas da equipe.