ACESSO À LEITURA
Oficinas temáticas também farão parte da 1ª Mostra Bienal Literária; inscrições começam segunda
30/11/2018 | 16h34

Oficinas de ilustração, marcador de página, fantoches e poesia são algumas das atividades que serão oferecidas durante a 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira, que será nos dias 7 e 8 de dezembro. As inscrições para as oficinas podem ser feitas a partir de segunda-feira (3), pessoalmente, na Biblioteca Pedagógica, localizada no Parque Cidade (Rua João Kühl Filho, s/n – Vila São João). As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

O secretário de Educação, André De Francesco, explica que as oficinas temáticas vão oportunizar momentos para que as crianças tenham acesso nos diversos suportes que as histórias podem estar presentes. “É um evento voltado à educação do município, direcionado para qualquer cidadão, para incentivar o gosto pela leitura e o prazer em ler para todas as pessoas”, comenta. A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares reforça que a programação diversificada propõe trabalhar em todas as faixas etárias e segmentos da população.

A organização da bienal é da Secretaria de Educação e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento será realizado em parceria com o Rock no Parque, que terá diversos shows após a programação da bienal. Na sexta-feira (7), por exemplo, os shows começam às 18h, enquanto no sábado (8), o início é às 16h20. O Rock no Parque se estende no domingo, a partir das 13h. “Eventos em parceria promovem uma ampla e qualificada programação com atividades educativas e culturais para toda a população, incluindo uma praça de alimentação com bares da cidade, brinquedos infláveis, pipoca e algodão grátis pra criançada”, salienta Taciana.

DOE UM LIVRO E UM BRINQUEDO

Outra ação planejada pela Secretaria de Educação é o incentivo à doação de livros da literatura infantil durante a bienal. Ao todo, serão três pontos de coleta de livros: sede da pasta, Biblioteca Pedagógica, e palco do Parque Cidade. A ação ocorre durante toda a programação da mostra. “Nossa intenção é mobilizar a população a doar livros que poderão ser utilizados por todos os alunos da rede municipal”, explica Taciana. Segundo a bibliotecária, os livros devem estar em bom estado e devem ter conteúdo atualizado de acordo com o novo acordo ortográfico de 2009.

A mostra também será um ponto de arrecadação da campanha “Natal com Sorriso”, do Fundo Social de Solidariedade. A população pode participar doando um brinquedo novo, que será distribuído para crianças das entidades de Limeira e do serviço da assistência social do município.

MOSTRA

A 1ª Mostra Bienal Literária também terá diversas palestras formativas voltadas aos profissionais da área de educação e pais. As inscrições para as palestras devem ser feitas por meio do site da bienal (www.limeira.sp.gov.br/bienal) e as vagas são limitadas. Além disso, a mostra contará com ampla programação cultural no Parque Cidade com apresentações, peças teatrais e contação de história, entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida também pelo site da bienal.