OBRAS
Prefeitura participa do Seminário Nacional de Resíduos de Construção Civil e Demolição
26/11/2018 | 09h25

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, participou na  ultima quinta-feira (22) do Seminário Nacional de Resíduos de Construção Civil e Demolição, promovido pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), em São Paulo. A gerente do Aterro Sanitário de Limeira, engenheira Isabela Giacon, esteve presente no evento. "O objetivo principal do seminário foi incentivar a implantação de usinas de reciclagem, através de soluções e tecnologias que viabilizem a reciclagem do resíduo de construção civil. A finalidade é utilizar este material em obras, como por exemplo, em pavimentação, artefatos de concreto e argamassa e, na implantação de calçadas e passeios públicos, assim como em obras de saneamento, como sistemas de drenagem em aterros sanitários”, explicou a engenheira.

De acordo com Isabela, atualmente o resíduo de construção civil é descartado pela população de forma incorreta, dificultando sua reciclagem e seu reaproveitamento. “A Prefeitura estuda a viabilidade técnica e financeira para a implantação de uma usina de reciclagem, podendo ser municipal ou por meio de Parcerias Público Privadas”, disse.

O Aterro Sanitário recebe hoje cerca de 400 toneladas/dia de resíduos de construção civil, sendo a pequena parte aproveitada para a manutenção das vias internas.