Notícias
TRÂNSITO
Ação conscientiza motoristas quanto aos riscos do uso de celular ao volante
14/11/2018 | 15h16
Ação conscientiza motoristas quanto aos riscos do uso de celular ao volante

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou uma ação de conscientização de trânsito quanto aos riscos do uso de celular ao volante. A panfletagem aconteceu nesta terça-feira (13) na Rodovia José Santa Rosa, na vicinal que liga Limeira a Arthur Nogueira. A Polícia Militar Rodoviária acompanhou os trabalhos dos agentes de trânsito. Cerca de 400 motoristas foram conscientizados. A iniciativa faz parte de uma campanha da secretaria, em novembro, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado no dia 18.

LEGISLAÇÃO

O uso de celular ao volante é vedado pelo Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dirigir segurando ou manuseando o celular é infração gravíssima e o motorista é multado em R$ 293,47 e recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já dirigir utilizando fone de ouvido conectado a aparelho sonoro ou celular é infração média e gera multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.

O secretário Rodrigo Oliveira alerta, no entanto, que os motoristas devem se atentar, principalmente, aos riscos de morte que o uso de celular pode gerar. Segundo ele, celular na direção aumenta em 400% o risco de acidentes e diminui 35% do tempo de reação a algum problema na via. “Além disso, a visão fica reduzida e aumentam os riscos de imprevistos na direção”, salienta. “Se precisar usar o celular, o ideal é estacionar o carro em local seguro e adequado”, recomenda.

Notícias recomendadas para você