POLÍTICA PÚBLICA
Prefeitura retoma Rede de Proteção à população em situação de rua
08/11/2018 | 17h50
Prefeitura retoma Rede de Proteção à população em situação de rua

O prefeito Mario Botion participou nesta quinta-feira (8) de uma reunião entre todos os segmentos envolvidos direta ou indiretamente nos serviços de atenção à população em situação de rua de Limeira. Realizado no Centro Pop, o encontro teve como objetivo retomar a Rede de Proteção e estabelecer políticas públicas no setor. Também estiveram presentes, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e os secretários Vitor Santos (Saúde) e Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil).

Botion destacou que as demandas da população em situação de rua são enormes e que está reunindo esforços para buscar as melhores soluções. Nesse sentido, o prefeito observou que além do município, há outras entidades que desenvolvem ações voltadas a essa parcela da população e que todos precisam caminhar na mesma direção. “O Poder Público está atento às pessoas em situação de rua. Desejo que a economia do país melhore com o novo governo que irá ocupar a presidência da República e que essas pessoas sejam reintegradas ao mercado de trabalho e as suas famílias”, frisou.

Aucélia destacou a importância da retomada da Rede de Proteção para o desenvolvimento de ações intersetoriais. “Precisamos aproximar todos os agentes envolvidos no atendimento e trabalhar os três eixos relacionados à população de rua: emprego, drogadição e convívio familiar”, salientou.

Atualmente, o município mantém atendimento especializado às pessoas em situação de rua, por meio da Abordagem Social, do Centro POP, da Casa de Convivência e do Centro de Acolhida Itinerante. Segundo a coordenadora do Centro POP, Joice Campos, o serviço atendeu neste ano cerca de 300 pessoas, sendo que 40 casos obtiveram êxito, com reintegração familiar ou reinserção no mercado de trabalho. Já o Centro de Acolhida recebeu 105 pessoas, sendo 58 de Limeira e 47 de outras cidades.

Também compareceram ao encontro, Leandro Silvestre, da Defensoria Pública, e representantes da Central de Penas e Medidas Alternativas, Caps AD, Proteção Básica de Assistência Social, Conselho Municipal Antidrogas de Limeira (Comad), Organizações da Sociedade Civil, Igrejas, entre outros. Na reunião, foi deliberado que o próximo encontro será no dia 4 de dezembro, às 9h, na Casa de Convivência, na Rua Gabriel Rodrigues de Castro, 725, Recanto Alvorada.

Serviço:

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na Rua Aldo Ciarrochi, 461, no Jd. Ibirapuera. Telefone 3442-4602.