XXVI
Em retorno, após hiato de sete anos, Salão Limeirense de Arte Contemporânea inaugura nesta sexta com obras diversificadas
08/11/2018 | 14h55

Em sua XXVI edição, o Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac) retorna ao calendário da cidade após sete anos. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (9), às 20h, no Salão Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, quando também serão conhecidos os destaques desta edição. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. "Enquanto muitos municípios desistem de seus projetos culturais, Limeira não só os mantêm como traz de volta os que já estavam há tempos sem ser realizados, como era o caso do SLAC. Mais que isso, mesmo na retomada de uma ação tão importante quanto essa, a cidade incentiva as produções dos artistas que acreditaram em seu retorno, oferecendo uma ajuda de custo de R$ 600 a todos os selecionados, tornando-se também uma das pioneiras a carregar essa postura que valoriza ainda mais os artistas e suas obras", afirmou o prefeito Mario Botion.

Já para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, "a ausência do Slac era uma das lacunas mais sentidas pela  população, principalmente entre os militantes da área".  "Um município como o de Limeira,  cheio de talentosos artistas das artes visuais,que  nos representam pelo Brasil afora, não contar com seu próprio espaço para essa finalidade era injustificável. Mas agora é hora de festejar. O SLAC voltou e seu sucesso já foi observado logo no começo", completou.

Em seu retorno, o Slac recebeu inscrições de quase 250 artistas, sendo 18 selecionados. Fizeram parte da Comissão Julgadora Tadeu Chiarelli, Sylvia Furegatti e Valéria Piccoli. Nesta edição, e um dos pontos fortes do retorno do salão, foi o fato de todos os artistas selecionados receberem ajuda de custo no valor de R$ 600, além de concorrerem às premiações nas categorias: Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Limeira - R$ 3.000; 1º Lugar - R$ 2.500; 2ª Lugar - R$ 1.500; 3º Lugar - R$ 1.000 e Prêmio de Limeira - R$ 2.000.

O salão oferece ainda programação paralela gratuita para interessados em artes. A primeira atividade é “Breve Panorama Sobre a Relação da Arte Contemporânea e os Editais ou Salões. Experiências Recentes”, ministrada pela profª. drª. Sylvia Furegatti, que acontece no dia 14 de novembro, às 20h, na FAAL, parcria desta atividade, localizada na Avenida Antônio Eugênio Lucato, 2515 - Vila Camargo. As inscrições vão até amanhã, dia 9.

Já no dia 22 de novembro, acontece “Papo Com Tadeu Chiarelli Sobre o Atual Cenário das Produções Contemporâneas” que recebe inscrições até o próximo dia 14. A atividade acontece às 19h, na Escola Municipal de Cultura e Arte “Maestro Mário Tintori” (Emcea), localizada na rua Boa Morte, 471 – Centro.

A visitação do salão vai até 23 de novembro de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, sábado, das 9h às 17h; e domingo, das 9h às 12h. A entrada é pela Rua Treze de Maio, nº 102 – Centro. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo site www.limeira.sp.gov.br ou pelo telefone 3441-5493.

Confira os artistas que compõem o Slac deste ano:

Júnior Suci
Desenho - Fotografia
Assim Olhei Melhor. Assim Ouvi Melhor. Assim Falei Melhor. São Paulo – SP. 2015

Vane Barini
Instalação -  Eu sei Tudo Sobre meu Vizinho. Campinas - SP. 2017
Vídeo - O Homem que eu Amo - Campinas - SP. 2018

Giulia Bianchi
Pintura - Série Sem título (notas). São Paulo / SP.  2018

Iza Figueiredo
Instalação - Pequeno Reino para Encontros Cúmplices I. Pequeno Reino para Encontros Cúmplices II - Itu / SP. 2018

Paulo Medo