RENOVAÇÃO DA FROTA
Saúde recebe mais uma ambulância de grande porte
05/11/2018 | 17h57
Saúde recebe mais uma ambulância de grande porte

O prefeito Mario Botion entregou nesta segunda-feira (5) uma ambulância zero-quilômetro de grande porte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Limeira). O investimento na compra do veículo foi de R$ 176,2 mil e os recursos vieram do Programa de Renovação de Frota do Ministério da Saúde/Governo Federal.

O veículo, modelo 415 Sprinter da Mercedes-Benz, será usado como Unidade de Suporte Avançado ao atendimento de ocorrências de maior gravidade, como parada cardíaca, obstrução das vias respiratórias, Acidente Vascular Cerebral, atropelamentos, entre outras. Para tanto, a ambulância é equipada com desfibrilador (monitor cardíaco), respirador, bomba de infusão e materiais para atendimento de alta complexidade.

Botion, que estava acompanhado do secretário de Saúde, Vitor Santos, lembrou que esta é a segunda ambulância destinada à Secretaria de Saúde em menos de 40 dias. Em 1º de outubro, o prefeito entregou outra unidade à Central de Ambulâncias. O veículo foi adquirido pelo município com investimentos de R$ 160 mil, sendo R$ 100 mil com recursos próprios e R$ 60 mil oriundos de emenda parlamentar estadual.

“Essa nova ambulância é resultado do trabalho que estamos realizando junto ao Ministério da Saúde e a parlamentares estaduais e federais. Até o final do ano, teremos mais sete veículos para a saúde e poderemos concluir o processo de renovação da frota, melhorando o atendimento à população”, frisou.

Segundo o diretor de Urgência e Emergência do Samu, José Ricardo Olivier, essa nova ambulância irá substituir outra unidade, que passará a ser utilizada como “reserva técnica”. Com essa entrega, o Samu terá duas ambulâncias de suporte avançado (uma delas ficará na reserva técnica) e três unidades de suporte básico. Ele destacou que as unidades de suporte avançado são integradas por equipe médica completa, com médico, enfermeiro e motorista. Já as unidades de suporte básico dispõe de técnico de enfermagem e motorista.

O Samu pode ser acionado pelo 192.