INOVAÇÃO
Prefeitura abre Mês Global do Empreendedorismo com palestra para alunos do Senai
01/11/2018 | 16h03

O Mês Global de Empreendedorismo, realizado pela Prefeitura de Limeira, começou oficialmente nesta quinta-feira (1º). A iniciativa é dedicada à inovação, geração de conhecimento e engajamento empresarial. A abertura ocorreu no Senai Luiz Varga e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, que representou o prefeito Mario Botion, e da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno. Os alunos do Senai também acompanharam o evento.

Também participaram da cerimônia o diretor da escola, Mário Eduardo Cazão, o diretor adjunto do Ciesp Limeira, Renato Laranjeira, o gerente do Senac Limeira, Mário Augusto dos Reis, e a representante do comitê organizador do Startup Weekend, Anne Pereira. O gerente regional do Sebrae/SP, Jardel José Busarello, também participou e, após a abertura, palestrou sobre “A importância da inovação e do comportamento empreendedor para a sua carreira”.

Tito falou do empreendedorismo em Limeira e da importância do setor de joias para o desenvolvimento da cidade. Ele também agradeceu o prefeito Mario Botion pelo apoio às iniciativas da pasta. “Isso tem possibilitado que tenhamos interação com todas as instituições em Limeira”, enfatizou. “Empreender não é necessariamente montar uma empresa. É propor um desafio, concluir e ir em sua direção. Estamos vivendo um período de grande mudança no mundo e é importante que vocês [alunos] tenham consciência disso.” Tito também convidou a todos para participarem dos eventos dedicados ao tema nesse mês.

O diretor do Senai, Mário Cazão, enalteceu a iniciativa. “O secretário de Desenvolvimento tem nos conduzido nesse processo de que é possível transformar o cidadão limeirense em um empreendedor”, comentou. “O nosso primeiro empreendimento é quando nascemos. A escola Senai se sente honrada de fazer parte deste evento”, completou. Gerente do Senac, Mário Reis, comentou sobre a importância da participação dos jovens no desenvolvimento do empreendedorismo. “Parabéns pela iniciativa”, elogiou.

Jardel José Busarello definiu a iniciativa como fantástica e parabenizou a equipe pela realização das ações durante o mês. “Temos uma grande oportunidade com o mês inteiro repleto de várias ações para qualquer pessoa. Vocês [alunos] estão tendo uma oportunidade ímpar que nossa geração não teve. Aproveitem”, falou. Já o 1º vice-diretor do Ciesp, Renato Laranjeira, falou do apoio e incentivo do Ciesp para iniciativas como essa. “Que seja um mês frutífero e bons resultados.”

STARTUP WEEKEND

Antes da palestra de Busarello, a representante do comitê organizador do Startup Weekend, Anne Pereira, falou sobre a iniciativa inédita em Limeira. “Receberemos pela primeira vez esse evento, que tem a maior força de startup e empreendedorismo do mundo para que nós alunos, professores e empreendedores possamos adquirir conhecimentos e validar uma ideia”, explicou. Para Renato Laranjeira, o evento é uma oportunidade para que as pessoas desenvolvam o trabalho coletivo.

Realizado pela Techstars Brasil, em parceria com a Prefeitura, o Startup Weekend será de 23 a 25 de novembro no prédio empresarial do Pátio Limeira Shopping. Para participar é preciso ter acima de 16 anos e adquirir o ingresso no link https://bit.ly/2PiCUXe. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO

O Mês Global do Empreendedorismo conta com extensa programação com palestras, capacitações, workshops, feiras e atendimentos no Sebrae e na Acil, que pode ser conferida por meio do link: www.limeira.sp.gov.br/empreendedorismo. É preciso se inscrever previamente para participar dos eventos. A iniciativa tem apoio do Sebrae, Sesi, Senac, Senai, Acil, Ciesp, instituições de ensino superior e técnico, além de empresas privadas.

A abertura do mês também contou com a participação do diretor de Fomento ao Desenvolvimento da Prefeitura, Marcelo Bueno Reis, do professor e diretor associado do Cotil, José Alberto Matioli, do gerente do Ciesp Limeira, Eduardo Francisco, do empresário Marcelo Petrelli, e da coordenadora do Senac, Mayra Azanha.