OUTUBRO ROSA
Zumba Rosa encerra campanha de prevenção ao câncer de mama
31/10/2018 | 15h21
Zumba Rosa encerra campanha de prevenção ao câncer de mama

Uma grande ação de conscientização ao câncer de mama reuniu, nesta quarta-feira (31), em frente ao Edifício Prada (Paço Municipal), servidores da Prefeitura de Limeira e integrantes da Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho). Vestidos com roupas cor-de-rosa, aproximadamente 150 pessoas participaram da “Zumba Rosa”, atividade que marcou o encerramento do Outubro Rosa – movimento dedicado à prevenção da doença. A iniciativa foi organizada pelas secretarias de Saúde e Administração.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, agradeceu o empenho de todos os servidores, bem como das entidades que apoiaram o Outubro Rosa no município. “Essa é uma causa muito nobre e nós temos que incentivar a prevenção. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, frisou.

A vice-presidente da Alicc, Fernanda Nolasco, avaliou positivamente os resultados da campanha neste ano. “Foi uma ação maravilhosa, muito bem organizada. Realizamos diversas palestras em empresas e estabelecimentos comerciais que estavam sempre lotadas. Também notamos uma procura muito grande por informação. Conseguimos mobilizar a cidade”, destacou. O Outubro Rosa 2018 foi uma promoção da Alicc, em parceria com a Prefeitura de Limeira e a Santa Casa.

Ainda sobre os impactos da campanha, o secretário de Saúde, Vitor Santos, afirmou que o Outubro Rosa colaborou na sensibilização das mulheres acima dos 50 anos a procurarem pelo exame de mamografia. No entanto, ele ressaltou que a prevenção deve ocorrer ao longo do ano todo. “A cura do câncer de mama depende do diagnóstico precoce”, comentou.

A aula de zumba foi conduzida pela professora de Educação Física e coordenadora do Programa de Qualidade de Vida do Servidor, Paula Secomandi Donadelli.