Evento sobre Jornada de Trabalho reúne 150 no Nair Bello
04/08/2017 | 18h02
Evento sobre Jornada de Trabalho reúne 150 no Nair Bello

Mais de 150 pessoas participaram nesta sexta-feira (4), da “Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador - Seus Reflexos e Legalidade”, iniciativa do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Saúde de Limeira. O evento ocorreu no teatro Nair Bello e contou com a participação do diretor da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari e da representante do Sesi-SP, Flora Gomide Vezza.

Ferrari apresentou números que mostram a queda do número de acidentes de trabalho na cidade. Foram registradas 2.800 ocorrências em 2014; 2.600 em 2015; e 2.080 em 2016, de acordo com o Relatório de Atendimento ao Acidentado de Trabalho (RAAT) - sistema de notificação compulsória de acidentes de trabalho da Secretaria de Saúde. “Os acidentes ocorrem em sua maioria nas atividades que envolvem a operação de maquinário pesado, sobretudo no horário das 7h às 9h, quando há mudança de turno”, disse.

Na interpretação desses dados, o diretor ressaltou que é preciso considerar a retração da economia e a consequente diminuição dos postos de trabalho. Por outro lado, ele afirmou que situações de crise econômica também levam ao aumento das atividades informais – uma das mais vulneráreis aos acidentes de trabalho. “Esse resultado é fruto das ações desenvolvidas pelo Programa de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde. Paralelamente, as empresas também estão adotando cada vez mais mecanismos para a prevenção interna dos acidentes”, disse.

Na ocasião, houve uma explanação do Sistema Integrado de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho (USE). A ferramenta foi desenvolvida pelo SESI e permite a redução de custos dentro das empresas, atuando de forma preventiva e levando orientações aos empresários. “O USE é um programa que ajuda a empresa a agir preventivamente nos aspectos relacionados à segurança e saúde do trabalhador”, disse Ferrari.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall, da vereadora Mayra Costa (representando o Legislativo), a assessora executiva da Secretaria de Saúde, Sílvia Helena Pinto Della Riva, e a coordenadora do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador, Ivanice Silveira dos Santos.

Qualquer pessoa pode procurar o Programa de Saúde do Trabalhador (PST) de Limeira para fazer denúncias ou buscar informações. O PST funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Farmacêutico Jacob Fanelli, 660, no Parque Real, telefone 3442-5859. “Com esse seminário, estamos cumprindo com mais um de nossos objetivos, que é fazer educação em saúde”, completou Ferrari.