Olimpíada da Matemática premia escolas campeãs
30/10/2018 | 17h53
Olimpíada da Matemática premia escolas campeãs

A Emeief Prof.ª Maria Aparecida Degaspare foi a grande vencedora da Olimpíada da Matemática 2018, iniciativa da Prefeitura de Limeira, executada pela Secretaria de Educação, e voltada aos alunos do 4º ano de escolaridade da rede municipal. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (26), no Teatro Nair Bello, e contou com a presença do vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, e do secretário da pasta, André Luis de Francesco. O segundo lugar ficou com a Emeief Prof.ª Egle Maria Ciarrochi e o terceiro, com a Ceief Rafael Affonso Leite.
A equipe campeã ganhou bicicletas, medalhas e certificados. Os alunos do segundo e terceiro lugares receberam jogos, medalhas e certificados. Os professores responsáveis pelas turmas vencedoras também foram premiados com tablets e certificados.
Dr. Júlio parabenizou todos os estudantes pela conquista e pela superação dos desafios. “Não deixem que ninguém subestime o sonho de vocês, pois com esforço e empenho ele pode se realizar”. O vice-prefeito também agradeceu aos professores e à gestão escolar pelo trabalho desenvolvido, bem como aos pais pelo apoio dedicado aos filhos.
Segundo Francesco, a iniciativa tem por objetivo desenvolver o interesse pela Matemática, além de proporcionar o estudo da disciplina por meio da resolução de situações-problema de maneira lúdica. “O conhecimento é o que impulsiona o crescimento”, falou aos estudantes.
A agente de desenvolvimento educacional, Adriana Dibbern Capicotto, ressaltou que o aprendizado foi além da Matemática e que o conhecimento adquirido permanecerá. “Vocês aprenderam a trabalhar em equipe, a ouvir o outro. A união foi por um propósito maior e valeu a pena. Tudo isso será muito importante para a vida de vocês”, disse.
Participaram da Olimpíada, aproximadamente 2.700 alunos do 4º ano do ensino fundamental, de 41 escolas da rede municipal. O processo que culminou com a premiação na semana passada durou seis meses e foi dividido em diversas etapas.
Inicialmente, todos os alunos do 4º ano fizeram provas individuais. Os cinco melhores classificados de cada turma participaram de uma nova seletiva, para a escolha de uma classe representante. Na sequência, as escolas foram divididas em dez chaves, sendo que as vencedoras de cada chave seguiram para a semifinal. Após nova avaliação, seis escolas foram para a final e três venceram a Olimpíada.
A Olimpíada da Matemática foi organizada pela Equipe de Formação da Secretaria de Educação, integrada por Sônia Cristina Lorizola dos Reis, Elisângela Aparecida Francischetti e Sibele Afonso Borges.

Conheça os vencedores da Olimpíada da Matemática 2018:

1º LUGAR: Emeief Prof.ª Maria Aparecida Degaspare
Alunos: Ana Júlia Cristina Silveira; Ariane dos Santos Viana; Diogo Alexandre Deco da Silva; Gabriel Paiva Silva e Isabelly Vitória de Araújo. Professora da turma: Elisabete Hespanhol Manfredi. Professora coordenadora: Cassiana Goriel de Moraes Martins. Diretora: Fabiana Cristina Jurgensen dos Santos.

2º LUGAR: Emeief Prof.ª Egle Maria Ciarrochi
Alunos: Ana Carolina Silveira de Freitas; Maria Eduarda Silva; Samuel Gonçalves Rocha; Stephanie Ferreira Goulart e Vitória Aparecida de Souza. Professora da turma: Valéria Aparecida Ozélo Braga. Professora coordenadora: Kátia Cristina Citelli Garcia. Diretor: Anderson Aparecido Luders.

3º LUGAR: Ceief Rafael Affonso Leite
Alunos: Emmly Nascimento Rocha; Manuella da Silva Lima; Júlia Oleskovcz Silva; Kaique Petrúlio da Silva e Vinícius Casaroti da Silva. Professora da turma: Elaine Cristina Neves Fahl. Professora coordenadora: Sandra Mara Soares Alves Costa. Diretora: Ana Lúcia Alves de Freitas.