Município inicia campanha de conscientização da hanseníase
26/10/2018 | 15h06
Município inicia campanha de conscientização da hanseníase

Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na pele que não coçam e não doem, podem ser sinal de hanseníase. A enfermidade, causada pelo Bacilo de Hansen, atinge principalmente pele e nervos, e se não tratada a tempo, pode levar a sérias incapacidades físicas. Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta sexta-feira (26) uma campanha de conscientização sobre o tema.

Até o final de novembro, a pasta irá intensificar ações de orientação, que receberão apoio dos agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares aos munícipes. Também haverá distribuição de folhetos e palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nos dias 8 e 27 de novembro, enfermeiros e médicos farão, respectivamente, capacitação sobre o tema.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da prefeitura, Amélia Maria P. da Silva, foram registrados neste ano 9 casos da doença. O contágio ocorre pelas vias respiratórias aos tossir, falar e espirrar ou na convivência prolongada com o doente sem tratamento.

Amélia reforçou que a hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente na rede de saúde. A medicação deve ser administrada por um período de 6 a 12 meses. Visando garantir o êxito do tratamento, a coordenadora informou que os pacientes são convocados a comparecer uma vez por mês à Vigilância Epidemiológica (VE), para uma dose supervisionada. A taxa de cura em Limeira gira em torno 90%.

Informações podem ser solicitadas em todas as UBSs ou na sede da Vigilância, que fica na Av. Ana Carolina Barros Levy, 650.