PREVENÇÃO
Prefeitura promove capacitação para instituições de atendimento a idosos
21/02/2017 | 15h57
Prefeitura promove capacitação para instituições de atendimento a idosos

A Prefeitura de Limeira iniciou hoje (21) uma capacitação com o tema “Atendimento às legislações sanitárias de atenção ao idoso”. O evento recebeu a participação de representantes de instituições de longa permanência para idosos e residências geriátricas cadastradas pela Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) e foi realizado no auditório do Edifício Prada (Paço Municipal). A capacitação termina amanhã (22) com mais um grupo de entidades.

Segundo a palestrante Eloisa Maria dos Reis dos Santos, que atua como autoridade sanitária da Visa, o encontro teve o propósito de atualizar os 15 estabelecimentos que atuam no segmento em Limeira sobre a legislação sanitária e aprimorar a gestão das unidades quanto ao cumprimento dos aspectos sanitários.

Para tanto, foram abordados temas como: controle de medicamentos; necessidade de registro de idosos e funcionários; agilidade no atendimento às solicitações da Visa; notificação de quedas com lesão; higiene ambiental e dos residentes, entre outros.

Eloisa salientou que as atividades de atendimento aos idosos são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e acompanhadas pela 8ª Promotoria de Justiça de Limeira. “Nessa capacitação, iremos orientar as instituições sobre as normas sanitárias em vigor de forma a buscar o bem-estar dos idosos”, disse.

Para a responsável técnica pelo Recanto dos Idosos Nossa Senhora do Rosário, a enfermeira Fabiana Balestra de Carvalho Ferreira, a iniciativa é uma boa oportunidade para atualização de informações sobre as regras sanitárias e esclarecimento de dúvidas. “É importante a ligação entre as entidades e a prefeitura para que possamos caminhar juntos no atendimento de qualidade aos idosos”, informou.