DIREITOS
Estatuto do Idoso é tema de seminário na Câmara
10/10/2018 | 16h58
Estatuto do Idoso é tema de seminário na Câmara

Os 15 anos do Estatuto do Idoso foram lembrados nesta quarta-feira (10) durante o 2º Seminário de Promoção em Defesa dos Idosos, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Limeira, com apoio da Prefeitura, do Ceprosom e da Escola Legislativa da Câmara Municipal. Participaram da abertura do Seminário, que ocorreu na Câmara Municipal, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, o presidente do Legislativo, vereador José Roberto Bernardo, o Zé da Mix, a vereadora Erika Tank e a advogada e presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/Limeira, Elaine Medeiros Coelho de Oliveira. Também acompanharam o início dos trabalhos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Limeira, Rebeca São Felice, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

Representando o prefeito Mario Botion, Dr. Júlio discorreu sobre o envelhecimento da população e dos processos degenerativos ligados ao aumento da expectativa de vida, como artrose, osteoporose, diabetes e hipertensão. O vice-prefeito afirmou ser imprescindível a busca pelo reconhecimento do idoso e pelo atendimento às demandas advindas com o envelhecimento. “O idoso pode compartilhar e transmitir a experiência adquirida. Estou feliz de ver uma plateia alegre, que quer participar”, disse, referindo-se aos idosos presentes ao evento.

Zé da Mix agradeceu aos organizadores do evento, bem como ao público presente. Além disso, falou da luta pela participação dos idosos na sociedade e da necessidade de valorizar essa parcela da população. Erika Tank, por sua vez, observou que o bem-estar dos idosos passa pela garantia de direitos. A vereadora também destacou a importância da sociedade ouvir aqueles que são mais experientes, e ainda, fez um alerta sobre o aumento da violência contra a mulher da terceira idade. “Todos os vereadores desta casa precisam estar unidos para entender os problemas dos idosos e para representá-los”, frisou.

Na sequência, a
coaching motivacional Karina Ghisi fez uma explanação sobre a importância da experiência e sobre o dever da sociedade de reconhecer o caminho percorrido por seus ancestrais. “Temos de ouvir quem tem bagagem”, frisou.

Dando prosseguimento ao Seminário, a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa da OAB apresentou os principais direitos previstos no Estatuto do Idoso, promulgado em 2003. “O Estatuto do Idoso valoriza a dignidade e a vida da pessoa idosa, o direito à saúde e à assistência social”, comentou Elaine.

A advogada relatou que parte dos direitos elencados pelo Estatuto já existiam, no entanto, sua aprovação tornou mais fácil para os idosos exigirem os seus direitos. “Ainda precisamos avançar, principalmente, na área da saúde, como por exemplo, no atendimento prioritário e na presença de acompanhante nos leitos hospitalares”, afirmou.

Também prestigiaram o evento, a diretora de Proteção Social do Ceprosom, Leia Serrano, os vereadores Mara Isa Mattos Silveira, Estevão Nogueira, Marcelo Rossi, Waguinho da Santa Luzia e Lu Bogo, a gerente da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenke, entre outras autoridades.