SETEMBRO VERMELHO
Bosque Prefeita Maria Thereza recebe ação de saúde
27/09/2018 | 17h50
Bosque Prefeita Maria Thereza recebe ação de saúde

A UBS Novo Horizonte realizou nesta quarta-feira (26) uma ação de saúde no Bosque Prefeita Maria Thereza, no centro de Limeira, para divulgar o Setembro Vermelho – movimento nacional de prevenção às doenças cardiovasculares. Logo no início da manhã, moradoras do bairro foram até o Bosque, onde participaram de uma sessão de alongamento, seguida de caminhada. Na sequência, houve prática de relaxamento e de meditação.

A iniciativa foi coordenada pela fisioterapeuta Patrícia Greve Fernandes, que atua na UBS Novo Horizonte. “O objetivo é promover a conscientização sobre as doenças cardiovasculares e incentivar a prática da atividade física. Além disso, estamos tornando esse espaço da cidade mais conhecido”, frisou.

Na UBS, Patrícia é uma das responsáveis pelo Hiperdia – programa do Ministério da Saúde voltado ao acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes - fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ela informou que as atividades do Hiperdia – que também são desenvolvidas em outras unidades de saúde – incluem aquecimento, caminhada, treinamento de força muscular, treinamento funcional, alongamento e orientações, além do acompanhamento de saúde. Os encontros são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30.

Presente à atividade no Bosque, Neuza Teixeira do Nascimento, de 62 anos, diz que frequenta o Hiperdia há três anos. “Faço caminhada e exercícios físicos”, comentou. Ela contou que estava com peso elevado, tinha dores no corpo e pressão arterial alta. “Agora, me sinto leve, mais jovem”, frisou. Outra participante, Maria Francisca, de 59 anos, também integra o Hiperdia há mais de um ano. Além disso, é aluna de hidroginástica da Piscina Municipal Alberto Savoi – que funciona ao lado do Bosque. “Sentia dificuldade para dobrar os joelhos, depois que iniciei os exercícios, melhorei bastante”, frisou.

Serviço:
Para participar do Hiperdia, é necessário comparecer à unidade, que fica na Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº, nos dias e horários do programa. O interessado fará uma consulta com clínico geral e exames laboratoriais antes de iniciar as atividades.

Confira outras ações do Setembro Vermelho:

28/9 – às 7h30h
Promoção: UBS Novo Horizonte
Atividade: 2ª Prova Hiperdia de Caminhada, com entrega de medalhas e troféus, café da manhã saudável
Local: Praça do Novo Horizonte (Rua Mário Ferraz, s/nº)

28/9 – das 8h às 12h
Nasf Nossa Senhora das Dores e UBS Belinha Ometto 1, 2 e 3
Ações: aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, orientação nutricional, teste de glicemia e palestras
Local: Praça da Paz

28/9 – das 8h às 12h
Promoção: Nasf Aeroporto e UBS Aeroporto
Atividades: aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de IMC e orientação nutricional