LABORATÓRIO MUNICIPAL
Servidores participam de capacitação para novo sistema integrado da saúde
25/05/2022 | 19h30
Servidores participam de capacitação para novo sistema integrado da saúde

Servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) participaram nesta semana de uma capacitação sobre o novo sistema do laboratório municipal. A iniciativa faz parte da integração de todo o sistema de saúde anunciada pelo prefeito Mario Botion neste mês. O laboratório será o primeiro setor em que a implantação será total.

Segundo a Secretaria de Saúde, o novo sistema do laboratório permitirá que o tempo de espera para a população acessar os principais exames realizados no local seja reduzido. Hoje, são de quatro a cinco dias de espera. Com a mudança, alguns resultados podem ser disponibilizados no mesmo dia.

A principalmente diferença, conforme a pasta, é que os resultados poderão ser acessados individualmente. Atualmente, o paciente só consegue consultar depois que todos os exames realizados por ele são processados pelo laboratório. Isso vale para os principais exames, como o hemograma, por exemplo. O tempo de espera, porém, pode variar diante da complexidade do exame.

A mudança do sistema no laboratório municipal está prevista para esta quinta-feira (26). Quando os pacientes fizerem o exame, eles já receberão as novas orientações. Outra facilidade, é que os munícipes vão ter acesso a um QR Code que levará direto à página para consultar os exames, quando estiverem prontos. A tecnologia permite que o usuário aponte a câmera do celular para o QR Code e seja redirecionado ao site.

CONSULTAS

Entre as etapas de integração, está a implantação de um sistema digital para gerenciamento de consultas e exames. A medida contempla um projeto de lei apresentado pela vereadora Lu Bogo e já sancionado pelo prefeito Mario Botion. “O sistema integrado da saúde é uma iniciativa que vai facilitar a vida da população e que é uma das preocupações da vereadora Lu Bogo”, destaca Botion.

"Parabenizo o prefeito Mario Botion pela implantação do Sistema Integrado de Saúde que contempla também a Lei 6530/21, de minha autoria, e que permite o agendamento e cancelamento de consultas médicas, exames e procedimentos médicos para os usuários da Rede de Saúde de Limeira. Estamos felizes por este sistema que aproxima o cidadão dos serviços disponíveis na rede pública. Um avanço para todos nós", afirma a vereadora Lu Bogo.

O Sistema Integrado de Saúde foi apresentado em maio pelo prefeito Mario Botion e pelo secretário Vitor Santos. A tecnologia vai permitir que todos os setores da Secretaria de Saúde se integrem em um único sistema. Segundo a empresa responsável pela implantação, Maestro Sistemas Públicos, Limeira é um dos poucos municípios com esse sistema. A implantação completa deve acontecer ainda neste ano.