SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura utiliza novo equipamento para controle de mato
27/09/2018 | 15h05
Prefeitura utiliza novo equipamento para controle de mato

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou na semana passada os primeiros testes para o controle de mato através da utilização de um novo equipamento, que utiliza água quente para efetuar o despraguejamento (extinção de pragas daninhas) de passeios públicos. A iniciativa ocorreu na calçada em pedra portuguesa da rua Maestro Arthur Giambelli, localizada atrás do Cemitério Saudades I. “Constatamos que o resultado é positivo. Após três dias da aplicação da água quente, que é aspergida sobre o mato numa temperatura próxima à 100°C, o mato existente em determinado trecho foi completamente eliminado”, afirmou o Diretor de Serviços Públicos, José Gabriel Borges Soares.

O método é uma alternativa ao controle químico do mato, já que a aplicação de herbicida em área urbana está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A capinação vinha sendo realizada manualmente ou com utilização de ferramenta elétrica, porém estes procedimentos apresentam baixa eficácia e produtividade já que a raiz do mato não era efetivamente removida, sendo retirada apenas a vegetação superficial”, explicou Soares.

O novo método será estendido a outros passeios públicos, constituídos principalmente por pisos permeáveis, como por exemplo mosaicos. Vale ressaltar que a água utilizada neste procedimento é proveniente de reúso, não trazendo impactos ao meio ambiente.