Prefeitura inicia recomposição de aterro no Jardim Itapuã
29/05/2019 | 17h01
Prefeitura inicia recomposição de aterro no Jardim Itapuã

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciouna segunda-feira (27) a recomposição do aterro às margens da rua Santo Mofatto, no Jardim Itapuã, próximo ao Monte Carlo, onde existe uma erosão de grandes proporções devido ao rompimento da galeria de águas pluviais existente no local. Segundo a pasta, em caso de ocorrência de chuvas, os trabalhos poderão ser prejudicados.

Nesse primeiro momento, as obras, executadas com recursos próprios da secretaria, serão emergenciais, para conter o avanço da erosão e preservar o arruamento. Em paralelo, será executado novo trecho de galerias e outras obras no mesmo córrego, através de projetos que estão sendo desenvolvidos e orçados para serem contratados por licitação, para resolver o problema em definitivo.

Conforme a pasta, não deverá haver prejuízo nas redes de água e esgoto, que já foram desviadas, ainda quando a galeria de águas pluviais desmoronou, após período chuvoso do início deste ano. Também não deverá haver prejuízo no fornecimento de energia elétrica. A Elektro foi comunicada e os técnicos já realizaram a vistoria do poste mais próximo ao local dos trabalhos.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, desde o início do ano a pasta monitora o local, enquanto eram discutidas soluções técnicas para a recomposição, envolvendo a Associação dos Amigos dos Jardins (AAJ), a Prefeitura e a concessionária BRK. “Iniciamos um processo de contenção e desvios para que as águas superficiais não adentrassem ao local, evitando-se, assim, o aumento do processo de erosão e até prejuízos maiores aos imóveis no entorno”, explica.

A pasta informou que também iniciou nesta semana a limpeza do sistema de drenagem da região, com a reforma e limpeza das bocas-de-leão localizadas no Jardim Itapuã e de bairros adjacentes.