HORTO FLORESTAL
Sem-casa fala em saída pacífica, mas PM fará reintegração
26/09/2018 | 18h53
Sem-casa fala em saída pacífica, mas PM fará reintegração

A liderança do Movimento dos Sem-Casa afirmou que sairá de forma pacífica do Horto Florestal até às 12h da próxima sexta-feira (28). O compromisso foi feito durante nova reunião ocorrida no Batalhão da 36ª Companhia da Polícia Militar, em Limeira, na tarde desta quarta-feira (26). A Polícia Militar, porém, pretende cumprir ordem judicial para retirada dos movimentos, e começará a

se mobilizar para tanto no início da manhã.

Presente no encontro de hoje, o promotor do Meio Ambiente, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua afiançou que a ordem de reintegração de posse terá que ser cumprida na sexta-feira. A reunião foi comandada pelo major Marcelo de Oliveira, coordenador operacional da PM de Limeira. Secretários municipais estiveram presentes, assim como um oficial de justiça – a quem caberá fazer a reintegração com o apoio da PM.

A saída das famílias contemplará liminar concedida em ação civil movida pelo Ministério Público do Meio Ambiente. A ordem deveria ser cumprida na última segunda-feira, prazo final determinado pela Justiça. Porém, a PM prorrogou a operação para a próxima sexta-feira. Ontem, a liderança dos Sem-Casa informou que a saída será espontânea e teria começado hoje.

Durante o encontro, Bevilaqua reiteirou que a ordem terá que ser cumprida até sexta-feira – data marcada pela PM para realizar a reintegração. Ele disse que, após a saída, a Prefeitura irá providenciar um laudo sobre a situação ambiental da área. “Estamos falando de uma questão técnica e jurídica”, disse.

Os secretários presentes no encontro reforçaram que a Prefeitura garantirá estrutura para apoiar a eventual reintegração, caso ela necessite ocorrer na hipótese de as famílias rejeitarem sair de forma pacífica. Estiveram presentes, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Paulo Trigo (Meio Ambiente e Agricultura), Francisco Alves da Silva (Segurança e Defesa Civil), Aucélia dos Santos (Ceprosom); o vereador Estevam Nogueira, além de representates do Samu, um oficial de justiça e uma representate do Conselho Tutelar.