Outubro Rosa faz alerta sobre câncer de mama
13/09/2018 | 17h46
Outubro Rosa faz alerta sobre câncer de mama

A Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), em parceria com a Prefeitura de Limeira e a Santa Casa, lançaram nesta quinta-feira (13) o Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama. A partir de 1º de outubro, mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos poderão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame de mamografia.

Participaram da cerimônia de abertura da campanha, que ocorreu no Hotel Carlton Plaza, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, do secretário de Saúde, Vitor Santos, além de representantes da Santa Casa e da Alicc.

Vitor Santos falou sobre a relevância do trabalho realizado pela Santa Casa e pelos voluntários da Alicc. O secretário também destacou o compromisso da gestão do prefeito Mario Botion de investir em ações de prevenção à saúde, sobretudo em relação ao câncer de mama. “Estamos facilitando o diagnóstico precoce dessa patologia, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes”, frisou.

A relevância da implementação de ações preventivas em relação ao câncer de mama foi observada por Roberta Botion, que ainda, salientou o aspecto positivo da parceria entre a Prefeitura e demais instituições. “Estamos juntos nessa mobilização para que todas as mulheres fiquem sabendo da importância da prevenção ao câncer de mama”, disse.

Representando a Alicc, a atual presidente Rita de Cássia Ruschel agradeceu a todos os envolvidos no Outubro Rosa. Ela também fez uma referência especial ao Dr. Júlio – autor da lei que incluiu a campanha no Calendário Oficial do Município.

Por parte da Santa Casa, a diretora operacional Terezinha Aparecida Guarnieri falou da luta em torno do Outubro Rosa, movimento que surgiu na década de 1990 e que chegou ao Brasil em 2002. “Que esse movimento continue alcançando o maior número de pessoas”, disse. Na ocasião, Terezinha também elencou os investimentos recentes no Centro de Ontologia de Limeira (COL), que possibilitaram a reformulação completa do espaço visando melhoria e ampliação no atendimento à população.

A médica oncologista do COL, Ivânia Fávero, conduziu uma palestra sobre o tema “Indicadores do Outubro Rosa”. Ela afirmou que o câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres e que a doença apresenta alto índice de mortalidade. Citando estimativa do Inca, ela observou que serão registrados 59.700 casos em 2018. Até agosto deste ano, ela informou que o COL já atendeu 155 casos de câncer de mama.

No âmbito da prevenção, ela falou sobre a importância da manutenção de estilo de vida saudável e recomendou que as mulheres evitem o consumo de álcool e a obesidade. Outro aspecto apontado pela médica foi a realização anual das mamografias, bem como do autoexame de mamas, que deve ser feito mensalmente, após o fim do período menstrual.

O evento contou com uma apresentação do grupo “Comprimidos da Alegria”, que atua voluntariamente na Santa Casa e na Alicc. Compareceram à cerimônia, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Della Riva, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, as fundadoras da Alicc, Emília Menconi Varga e Marilene da Cunha Bagnato, e o provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin.

Informações sobre o câncer de mama podem ser solicitadas na Alicc, pelo telefone 3404-3232.