QUALIDADE DE VIDA
Prefeito anuncia programa Limeira Ativa e Saudável com melhorias nas áreas de esporte e saúde
04/09/2018 | 18h13

O prefeito Mario Botion anunciou, nesta terça-feira (4), o programa Limeira Ativa e Saudável, um conjunto de ações envolvendo as áreas de esporte e saúde em 14 bairros do município. Reformas de centros esportivos e de Unidades Básicas de Saúde estão no pacote. Segundo o prefeito, as intervenções têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. A apresentação do programa foi feita no Edifício Prada e contou com a presença do vice-prefeito, Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio.

O programa também integra as comemorações do aniversário de 192 anos de Limeira, celebrado em 15 de setembro. O investimento total das ações na área de esporte somam R$ 5,8 milhões, sendo R$ 1 milhão, de contrapartida do município e 4,8 milhões de reais de emendas parlamentares federais. Já na saúde, o investimento chega a cerca de R$ 2,9 mi, sendo R$ 2,3 milhões, de contrapartida de emendas.

O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, destacou que todas as obras visam favorecer a população, oportunizando um lugar de qualidade. “É um esforço que temos feito nesse sentido para atender, também, as modalidades esportivas que Limeira têm. O esporte de Limeira também ganha com isso”, falou. “O intuito desse programa é ativar esses lugares e melhorar a qualidade de vida da população.”

ESPORTE

Algumas das ações na área esportiva e que fazem parte do programa já estão em andamento ou já foram executadas e entregues, enquanto outras estão iniciando as obras ou estão em fase de projeção e licitação, conforme explicou o prefeito. Ao todo, as intervenções compreendem 14 bairros: Jd. Campo Belo, Jd. Esmeralda, Jd. Ipanema, Jd. Morro Azul, Jd. Morro Branco, Jd. Novo Horizonte, Jd. Ouro Verde, Jd. Piratininga, Jd. Santo André, Jd. Santa Adélia, Jd. Santa Eulália, Parque das Nações, Parque Cidade e Vila Piza.

As obras vão contemplar reforma de quadras esportivas, centros comunitários e ginásio de esportes e construção de 10 academias ao ar livre. Uma das maiores obras de intervenção, prevista para o ano que vem, é o Complexo Esportivo do Jardim Ipanema. O espaço terá duas quadras poliesportivas cobertas, a primeira quadra de tênis pública de Limeira, duas quadras de vôlei de areia, academia ao ar livre, playground, salão multiúso e vestiários.

As academias ao ar livre também fazem parte do programa e estão previstas para este ano. Elas serão implantadas no jardim Santa Adélia, Vila Piza, Jardim Esmeralda, Ginásio do Santo André, Jardim Lagoa Nova, Ginásio de Esportes do Jd. Santa Eulália, Novo Horizonte, Parque das Nações, Parque Cidade e Jd. Morro Branco. “As intervenções são sempre no sentido de colocar os espaços de maneira mais fácil para o público”, frisou Botion.

Entre o que já foi feito e entregue, estão a Piscina Municipal Alberto Savoi, que passou por manutenção e melhorias na pintura, e o Conjunto Esportivo Jd. Campo Belo, onde foi construída uma quadra e a revitalização da academia ao ar livre, além da quadra de areia do espaço. Já a quadra do Jardim Morro Azul, entregue hoje (4), foi revitalizada e teve a participação da comunidade e da Associação Atlética Acadêmica Kamal Ismail (AAAKI), da FCA/Unicamp.

O prefeito falou, também, das obras de reforma do Centro Comunitário do Jd. Ouro Verde, já concluída, e que envolve toda parte estrutural do local. Botion também citou as quadras cobertas que estão sendo construídas nas escolas Luca Moore, Maria Madalena Silva, Maria Thereza Silveira e Aracy Nogueira, que estarão disponíveis para as escolas e a comunidade. A previsão de entrega é para começo de dezembro.

PERTENCIMENTO

Botion destacou, como parte do programa, as 16 intervenções realizadas em parceria com a comunidade. Foram disponibilizados materiais e profissionais, mas a população auxiliou nas obras. “É isso o que precisamos despertar nas pessoas, o sentimento de pertencimento. Precisamos trazer a comunidade para participar e valorizar um espaço que é seu.” Entre os locais contemplados por essa parceria, estão as quadras nos bairros Abílio Pedro, Odécio Degan, Belinha Ometto, Cecap e Parque das Nações, entre outros locais.

O prefeito também citou outras ações realizadas na área de esporte e que englobam o Limeira Ativa e Saudável, como os Jogos Escolares e os Jogos Regionais dos Idosos (Jori). Outro destaque é o Programa de Esportes Adaptados (Proesa) e os Jogos Adaptados.

SAÚDE

Como complemento ao programa, o prefeito falou das obras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Do pacote de 10 UBSs que estão em processo de reforma, três já foram entregues: Nova Limeira, Novo Horizonte e Nova Suíça. A próxima será a UBS Jd. Nova Europa. Além disso, o prefeito anunciou que a UBS do Planalto será totalmente reformada. “Por meio do que foi proposto em nosso plano de governo, estamos sempre buscando a melhoria no atendimento da população”, afirmou.

Participaram da coletiva os secretários Edison Moreno Gil (Gabinete), Matias Razzo (Urbanismo), Marcela Siscão (Habitação), José Vidotti (Fazenda), Francisco Alves (Segurança Pública e Defesa Civil), Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana), Farid Zaine (Cultura) e Antonio Peres (Comunicação Social).