CIDADANIA
Cerimônia cívica inicia as comemorações da Semana da Pátria
03/09/2018 | 17h47
Cerimônia cívica inicia as comemorações da Semana da Pátria

A Semana da Pátria em Limeira foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (3), na Praça Dr. Luciano Esteves. A cerimônia, organizada pela Comissão Municipal de Civismo, contou com a presença do prefeito Mario Botion, do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, Dr. Júlio, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves e demais secretários municipais, autoridades militares, além de alunos da Escola Estadual Brasil, de instituições de ensino infantil que participam do programa Bolsa Creche e da população.

A solenidade começou com o hasteamento das bandeiras e com o Hino do Brasil, executado pela Banda Marcial da Apae, com a regência dos maestros EdCarlos Rodrigues da Silva e Diogo Vidal.

O Ato Cívico também contou com a participação da tropa do Tiro de Guerra de Limeira 02-020 e do pelotão da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Guarda Civil Municipal de Limeira. “É uma honra participar desta cerimônia que marca a abertura da Semana da Pátria”, disse o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-020, Subtenente Francisco Aníbal Franklin de Lima.

Na cerimônia, também foi acesa a Chama da Pátria, que representa o amor do povo brasileiro pelo país. Ela permanecerá acesa simbolicamente durante esta semana. A tocha com a chama chegou à praça conduzida pelo Atirador Silva, monitor do TG, acompanhado dos escoteiros Davi, do grupo Tatuibi 51 e Joice, do grupo Limeira 362, e foi entregue ao prefeito Mario Botion, que realizou o acendimento. “Estas comemorações cívicas reforçam o exercício da cidadania. A participação da comunidade, dos estudantes nos deixa ainda mais felizes”, destacou o chefe do Executivo.

As alunas da Escola Estadual Brasil, Jéssica Vitória, Lessawana Rivas, Sabrina Nascimento, acompanhadas por Elisa Azevedo, cantaram a música “Garota de Ipanema”. Já a estudante Maria Vitória de Melo Silva, também da E.E Brasil, declamou o poema “Onde está a tua Pátria?”. “É uma grande satisfação participar deste evento. O poema fala sobre as diferentes regiões que formam o nosso país”, comentou a aluna.

A Semana da Pátria será encerrada com o Desfile Cívico, na sexta-feira (7), a partir das 8h. “Convidamos toda a população para comparecer ao desfile de 7 de setembro, na rua Dr. Trajano, que neste ano terá como tema “Brasil, pátria amada. Limeira, terra acolhedora”, ressaltou o presidente da Comissão Municipal de Civismo, Evandro Leite da Silva.

Participaram também da cerimônia o Capitão da PM Aguinaldo, do 36º Batalhão da Polícia Militar do Interior (36º BPM/I), o presidente da Câmara de Limeira, vereador José Roberto Bernardo (Zé da Mix), e os vereadores Lemão da Jeová Rafá, Mara Isa Mattos Silveira e Carolina Pontes.