Ginásio Vô Lucato recebe 2º torneio de Goalball
27/08/2018 | 16h32
Ginásio Vô Lucato recebe 2º torneio de Goalball

Por meio do PROESA (Programa de Esportes Adaptados), a Secretaria de Esporte e Lazer realizou, no último sábado (25), o segundo Torneio de Goalball no ginásio de esportes Fortunato Lucato Neto (Vô Lucato). A competição contou com a participação de 45 atletas dos municípios de Jundiaí, de Bauru, de Itapetininga, de Poços de Caldas e da própria cidade de Limeira.

No total, foram 10 jogos da categoria masculina e dois da feminina. O torneio envolveu mais de 70 pessoas entre atletas, técnicos, professores, auxiliares, equipe de arbitragem e voluntários. A equipe masculina do PROESA conquistou o quarto lugar na competição. “Esse é um evento importante para promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, aumentando assim sua autoestima”, destacou o prefeito Mario Botion.

A equipe da AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais), de Poços de Caldas, conquistou o primeiro lugar do torneio. O segundo lugar ficou com o PEAMA (Programa de Esportes Atividades Motoras Adaptadas), da cidade de Jundiaí, enquanto o terceiro lugar ficou com o Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual), de Itapetininga. Já o Goalball Bauru conquistou a quinta posição.

Na categoria feminina, o time de Itapetininga ficou em primeiro lugar, enquanto a equipe de Bauru conquistou a segunda posição.

O Goalball é um esporte paralímpico, criado para a prática de pessoas com deficiência visual. São três atletas que defendem e atacam em sua área de jogo, guiados pelo som dos guizos que ficam dentro da bola, e também pelas linhas demarcadas em relevo na quadra. A duração da partida é de dois tempos de doze minutos com três minutos de intervalo entre eles. Em Limeira, o esporte é desenvolvido dentro do PROESA (Programa de Esportes Adaptados) implantado pela atual administração.

O técnico da seleção brasileira, Alessandro Tosim elogiou o trabalho desenvolvido pelo PROESA. “O evento é importante porque tem como objetivo fomentar o esporte e proporcionar a competição, já que são poucos torneios oficiais durante o ano”, disse.

Para o secretário de Esporte, Luiz Augusto Zanon, o crescimento dessa modalidade no município é fundamental, pois tem possibilitado mudanças positivas na vida das pessoas com deficiência.

Além de Zanon e o prefeito Mario Botion, o diretor de esportes da pasta, Emerson Ricardo Sergio, também esteve presente ao evento.

Masculino
PROESA 3 x 11 PEAMA