Notícias
CULTURA
Cerca de 800 crianças participam de Dia do Folclore nas bibliotecas de Limeira
22/08/2018 | 18h02
Cerca de 800 crianças participam de Dia do Folclore nas bibliotecas de Limeira

O Dia do Folclore Brasileiro, celebrado nesta quarta-feira (22), foi comemorado em grande estilo pelas escolas da rede de ensino de Limeira. Cerca de 800 crianças participaram de diversas atividades no Parque Cidade em alusão ao folclore, como oficinas, brincadeiras e contação de histórias. As comemorações foram organizadas pela Prefeitura, por meio das bibliotecas Pedagógica e Prof. João de Sousa Ferraz, dentro do projeto Bibliotecas no Parque.

Na abertura do evento pela manhã, no Teatro Nair Bello, houve a apresentação “Danças regionais”, pelos alunos da Emeief Maria Ap. Machado Julianelli, e “Ciranda dos Bichos”, pelas crianças do Ceief Prof. Arlindo de Salvo. Já no período da tarde, na abertura da segunda etapa das atividades, os alunos da Emeief Limeira fizeram diversas apresentações: “Dança da saia”, “Dança do Carimbó” e “Dança do Frevo”. Todas ao som de músicas típicas do folclore.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Capicotto, agradeceu o envolvimento dos profissionais das bibliotecas, professores e coordenadores das escolas na realização da programação. “O folclore representa nossa cultura popular. São músicas, poemas e brincadeiras”, falou. A bibliotecária da pasta, Taciana Lefcadito Alvares, explicouque a intenção da programação foi permitir que as crianças vivenciassem o folclore, principalmente pela riqueza cultural da data, no dia a dia de suas vidas. “Só foi possível que essas oficinas acontecessem, por termos uma equipe multidisciplinar”, enalteceu.

Para Karollyne Santana Alves, 7, foi difícil escolher qual das brincadeiras ela mais gostou de aprender. “Posso falar todas?” Os alunos aprenderam peteca, cama de gato, pega-pega bambolê, pula elástica, futebol de taco e tampinha ao alvo. Ela também elogiou as danças da abertura. “Foi bem legal, gostei muito”, disse. A Caroline da Silva, 7, gostou principalmente de aprender peteca. “Nós mesmos fizemos as petecas e foi muito legal.”

Já a Maria Vitória, 7, é especialista em folclore. “Conheço o Boitatá, Boi Bumbá, Mula Sem Cabeça, Iara, Saci-pererê e o Curupira. Gostei muito de participar das oficinas”, contou. Vitor Neves, 8, gostou de brincar de cabo de guerra. Eles se dividiram entre meninas e meninos e Vitor admite: deu empate. Das lendas folclóricas, ele tem sua preferência. “Gosto muito do lobisomem”, falou ele, que também contou que conhece outros personagens do folclore.

Além das oficinas de brincadeiras folclóricas, a criançada participou de oficinas de pipa, marcador de páginas do Saci, xilogravura e guarda-chuva de cordel, pescaria de adivinhas e jogo de trava-línguas. Participaram do dia de comemorações as escolas municipais Emeief Prof.ª Egle Maria Ciarrochi, Emeief Maria Ap. Machado Julianelli, Ceief Rafael Affonso Leite, Ceief Prof. Arlindo de Salvo, Emeief Major José Levy Sobrinho e Emeief Limeira.

Notícias recomendadas para você