CIDADANIA
Prefeito participa da inauguração do Cejusc-JT
06/08/2018 | 17h34
Prefeito participa da inauguração do Cejusc-JT

O prefeito Mario Botion participou na manhã desta segunda-feira (6) da inauguração do novo espaço do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) de Limeira, localizado no Fórum Trabalhista do município. O Cejusc realizará audiências de conciliação e mediação com objetivo de buscar o entendimento entre empresas e trabalhadores na solução de seus conflitos. “É um prazer participar deste evento. Limeira já possui uma unidade do Cejusc, que atua na Vara Cível, e agora recebe outra que atenderá as questões trabalhistas. A iniciativa vai agilizar o atendimento à população e acelerar a resolução de processos, por meio da conciliação entre as partes”, destacou o prefeito Mario Botion.

A jurisdição do Cejusc irá atender mais oito cidades da região - Araras, Amparo, Itapira, Leme, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Rio Claro e São João da Boa Vista. Em Limeira, as conciliações serão realizadas, inicialmente, às terças e quintas-feiras, num total de 30 audiências por semana. Na região, o atendimento também será de forma itinerante. “Limeira é a primeira cidade que não é sede de Circunscrição, mas receberá o Cejusc. A grande vantagem dos Cejuscs é a resolução dos processos com mais agilidade e de maneira consensual”, afirmou o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges.

O Cejusc conta com seis mesas-redondas e servidores treinados em mediação pela Escola Judicial da Corte. Localizado em uma área de mais de 80 metros quadrados, o espaço possui, também, uma secretaria com quatro estações de trabalho e um gabinete para o juiz.“Teremos mais estrutura e mais espaço físico para atender a população e os advogados na construção dos acordos dos processos. A ideia é incentivar o diálogo e a conciliação”, explicou o coordenador do Cejusc-TJ de Limeira, juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga.

Os Cejuscs são coordenados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT. Além da unidade de Limeira, o TRT-15 tem mais oito Centros no primeiro grau de jurisdição, instalados nos municípios-sede das circunscrições do TRT, e um na segunda instância. Ainda neste mês serão inaugurados mais dois centros, nos municípios de Araraquara e Franca.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor do Fórum Trabalhista, juiz Renato de Carvalho Guedes (titular da 1ª Vara Trabalhista). “A instalação do Cejusc-JT em Limeira é um grande avanço. A Justiça do Trabalho apoia a prática da mediação e conciliação, sobretudo para a solução mais ágil dos processos”, ressaltou.

Também participaram da solenidade o coordenador do Nupemec do TRT da 15ª Região, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, a vice-presidente da 35ª Subseção da OAB de Limeira, Iolanda Cunha, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio e a vereadora Carolina Pontes, entre outras autoridades.