Prefeito anuncia novo secretário de saúde
03/07/2018 | 14h28
Prefeito anuncia novo secretário de saúde

O prefeito Mario Botion anunciou nesta terça-feira (3), o novo secretário de Saúde de Limeira, o médico Vitor Santos, de 69 anos. Formado em Medicina pela Faculdade de Teresópolis (RJ), com MBA em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade da Pensilvânia, em 2003, o secretário reúne ampla experiência como médico, professor universitário e gestor de instituições públicas e privadas no segmento de saúde.

Vitor Santos atuou como médico otorrino por 25 anos, no Inanps/SUS e em clínicas particulares. Como docente, foi professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), de 1979 a 1990, e de Patologia da Fala e da Audição da Faculdade de Fonoaudiologia da Fundação Pestalozzi (RJ), entre 1985 e 1990.

Foi na pós-graduação em Gestão Empresarial Avançada, pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em 2000, que Vitor Santos despertou o interesse pela área de gestão. Um dos destaques da carreira nesse segmento, foi a atuação como diretor de Medicina Diagnóstica do Grupo Fleury, de 2009 a 2011, onde trabalhou na reestruturação da operação da empresa no estado do Rio de Janeiro, além da implementação e consolidação de produtos.

Ainda no setor privado, foi diretor de Intercâmbio e Novos Negócios da Unimed Paulistana, de 2003 a 2006, sendo responsável pelas áreas comercial, de marketing e de novos produtos, e ainda, presidente e diretor da Unimed Amparo, de 1993 a 2003, onde promoveu a expansão da empresa na região, além de atuar nas áreas comercial e de marketing. Também atuou como CEO do Instituto Hermes Pardini, em Belo Horizonte, de 2008 a 2013, onde foi responsável pelo processo de reestruturação da empresa, por meio de novo modelo de gestão, baseado na Governança Corporativa.

Sobre a vivência acadêmica no exterior, que também perpassa pelo Healthcare Executive Management Education Program, na Philadelphia International Medicine (2005) e pelo Harvard-Unimed Professional Education Program, na Escola de Medicina de Harvard (1999), Vitor Santos afirma que aprofundou o conhecimento sobre o panorama do mercado de saúde e do acesso às novas tecnologias. “É preciso agregar de forma adequada a tecnologia no atendimento de saúde. O médico deve ouvir o paciente, visando a resolutividade das consultas médicas. Os exames são medidas complementares”, frisou.

Nascido em São Gonçalo (RJ), Vitor Santos é casado com uma limeirense e tem quatro filhos. O secretário afirma que possui uma forte ligação com Limeira, que já dura mais de 20 anos. “Como integrante da Federação das Unimeds, vinha ao município pelo menos uma vez por semana, para reuniões com médicos locais”, salientou.

O novo secretário ressaltou a qualidade dos serviços de saúde de Limeira. No entanto, ponderou que a crise econômica dos últimos anos, levou ao desemprego e a consequente perda de planos particulares. “Muitas pessoas acabaram migrando para o setor público. Paralelamente, o envelhecimento da população também tem ocasionado aumento da demanda por consultas e exames”, comentou.

À frente da pasta, Vitor Santos destaca que irá valorizar a “força humana” da Secretaria de Saúde e que irá “a campo” para visitar toda a estrutura disponível e avaliar a qualidade e o volume de atendimento. “Meu maior desafio é criar ferramentas de gestão para atender a demanda da população e propor novas ações”, frisou.

Sobre questões específicas como a sífilis, Vitor Santos pontuou a necessidade de mapear a ocorrência de casos e intensificar o processo de busca ativa desses pacientes, visando interromper o ciclo de transmissão. “A sífilis é uma doença da idade média que está ressurgindo. Precisamos identificar onde estão os novos casos, como forma de prevenção”, frisou.

A nomeação do novo secretário será publicada no Jornal Oficial do Município nesta quarta-feira (4).