URBANISMO
Projeto de lei que viabiliza investimentos na antiga União é encaminhado à Câmara
03/07/2018 | 13h09

O prefeito Mario Botion encaminhou, nessa segunda-feira (2), à Câmara Municipal o projeto de lei que determina os parâmetros urbanísticos da área onde funcionava a refinaria de açúcar Companhia União. Se aprovada pelos vereadores, a proposta permitirá que os investidores iniciem empreendimentos nos imóveis entre os bairros Vila Camargo e Boa Vista, onde funcionava a planta industrial da refinaria e o pátio.
A minuta do projeto já havia sido aprovada pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial Ambiental de Limeira (Complan) em junho. A previsão é que os investimentos na região cheguem a aproximadamente R$ 1 bilhão. Segundo o prefeito Mario Botion, a aprovação do projeto pelos vereadores permitirá acompanhar a viabilidade dos investimentos para o empreendimento. “O assunto tem sido bastante discutido por nossa equipe, pois acreditamos que é uma proposta bastante viável e que gerará emprego e renda para o município”, destacou.
O projeto de Lei encaminhado ao Legislativo define as contrapartidas e os parâmetros e coeficientes urbanísticos. De acordo com a Secretaria de Urbanismo, os imóveis que abrigavam a antiga refinaria ficam situados numa região determinada pelo Plano Diretor como Zona de Intervenção Estratégica 2 (ZIE-2).
Segundo a proposta, os investimentos no local onde funcionava a planta industrial da Companhia União serão nos setores comerciais e de serviços. Além disso, está prevista também a construção de um terminal intermodal (nova rodoviária). Esse último investimento foi discutido com investidores como contrapartida para os demais negócios naquele espaço.
Já na área em que abrigava o pátio de caminhões e demais veículos utilizados durante o funcionamento da refinaria será destinada para empreendimentos habitacionais – sendo que uma parte será voltada para habitação de interesse social. Nesse espaço, os investidores – também como contrapartida – irão implantar um parque urbano linear.
O complexo de imóveis que abrigava a antiga refinaria estava abandonado há mais de dez anos. Com o anúncio dos investimentos no local, bairros antigos de Limeira, como a Boa Vista e a Vila Camargo, terão um aspecto de revitalização importante.