Prefeito participa da comemoração dos 52 anos da APAE
29/06/2018 | 10h02
Prefeito participa da comemoração dos 52 anos da APAE

O prefeito Mario Botion participou, na manhã de ontem (28), das comemorações do aniversário dos 52 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Limeira. Também estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito Julio Pereira dos Santos, o Dr. Julio, o presidente da Câmara de Limeira José Roberto Bernardo, a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) Maria Aucélia Damaceno, o deputado federal Miguel Lombardi, o secretário chefe de gabinete Edison Moreno Gil e a vereadora Erika Tank, entre outras autoridades.

Atualmente, a Apae de Limeira atende cerca de 650 crianças, adolescentes e adultos com atraso no desenvolvimento psicomotor e com deficiência intelectual.

Presidente da Apae Limeira, Luiz Carlos Marquesin lembrou que a data marca, acima de tudo, as atividades e lutas em defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. “No decorrer dos anos, a instituição venceu inúmeros desafios. Assim como demais setores da sociedade, estamos sofrendo com a crise financeira do país, mas vencendo obstáculos diários, para que nossas crianças não sintam nenhuma consequência disso", afirmou. Marquesin parabenizou todos os colaboradores, voluntários e a comunidade pela ajuda na construção desta história.

Dr. Julio congratulou a entidade e agradeceu o trabalho realizado pela diretoria. "Cada vez que voltamos aqui somos surpreendidos com inovações e com um trabalho de excelência", comentou.

O chefe do Executivo falou sobre a forma pela qual os técnicos e colaboradores da entidade atuam diante dos desafios diários. "As pessoas que trabalham em entidades tem que ter algo a mais, e é isso que vemos nos profissionais da Apae. Além da capacidade profissional, amor no coração e amor por aquilo que faz", afirmou.

Botion destacou mais uma vez a necessidade do trabalho em conjunto na construção de uma cidade melhor para todos. "Nós, enquanto prefeitura, temos muita limitação, mas o que não temos é limitação de boa vontade, de sermos facilitadores. Tenho convicção que, com o tempo, as pessoas de bem ocuparão os espaços, principalmente público e farão a diferença com trabalho sério e determinação", citou Botion.

Diretores, funcionários, voluntários e grande parte dos atendidos também participaram da solenidade, que ainda contou com a apresentação da banda Marcial da entidade, sob a regência do maesrtro Edy Rodrigues.

UTILIDADE PÚBLICA
Os serviços oferecidos pela Apae são divididos em programas que vão desde os primeiros meses de vida, até o objetivo maior que é a inclusão social e profissional. As ações desenvolvidas são preventivas, de apoio diagnóstico, atenção terapêutica e educacional. A Escola de Educação Especial João Ometto oferece 230 vagas para alfabetização.

Preparar os usuários para o mercado de trabalho é outra preocupação e compromisso da APAE de Limeira. Com o CPC- Centro Profissionalizante e de Convivência, são oferecidas oportunidades de práticas profissionais.

A cada ano, pelo menos 20 alunos seguem para empresas da cidade e todos recebem acompanhamento. além disso oferece, por meio de uma equipe especializada, atendimento em Equoterapia e oficinas como pintura e marcenaria, dentre outras.

A Apae de Limeira oferece ainda projetos específicos também de formação cultural e esportiva que contam com apoio do governo e iniciativa privada.