População pode retirar composto de resíduo de poda no Parque Cidade
26/06/2018 | 18h12
População pode retirar composto de resíduo de poda no Parque Cidade

Os galhos e folhas retirados no trabalho de poda de árvores em Limeira são triturados e passam por um processo de compostagem, se transformando em um composto orgânico que pode ser usado em vasos, hortas, jardins e ao redor de árvores em geral. Com o intuito de reforçar essa gestão responsável, a partir desta semana a prefeitura passa a disponibilizar o composto de forma gratuita para a população.

Os interessados devem retirar o material no estacionamento do Portão A do Parque Cidade, que tem acesso pelo Anel Viário. Inicialmente, uma pilha de cerca de 20 toneladas do composto está no local. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, afirma que a pilha será sempre reabastecida.

Trigo diz que uma camada espessa do composto, de até dez centímetros, contribui com a manutenção da umidade do solo, impedindo a evaporação da água, além de oferecer proteção contra pragas. “Ele pode ser usado inclusive como alternativa à casca de pinus”, ressalta. O composto já vem sendo utilizado nos canteiros do Parque Cidade.

COMPOSTEIRA

Trigo frisa que esse composto não tem relação com o trabalho desenvolvido na composteira do Parque Cidade, que entrou em operação em abril. O equipamento recebe resíduos orgânicos gerados nos próprios públicos instalados no parque, como escola, bibliotecas e secretarias municipais, que eram encaminhados para o Aterro Sanitário.

O secretário destaca que somente pessoas autorizadas devem manusear a usina piloto. “Esse material ainda está em fase de estudos e não deve sofrer interferências por enquanto”, fala. Os alunos do curso de engenharia ambiental da Faculdade de Tecnologia da Unicamp André Gomide e Tiago Teló acompanham o projeto para a realização de Trabalho de Conclusão de Curso.

O equipamento é dividido em cinco baias feitas de tijolo ecológico, para abrigar cada etapa da decomposição. No modelo adotado, é feita uma camada de materiais provenientes de poda e capinação, que irá receber os resíduos orgânicos. Em seguida, é aplicada uma nova camada do mesmo material da base, que cumpre o papel de evitar mau cheiro e o aparecimento de vetores, como moscas por exemplo. Todo o processo de compostagem leva cerca de cinco meses. Podem ser compostados resíduos como verduras e legumes, ovos, alimentos cozidos e borra de café.