ARTE CONTEMPORÂNEA
Slac retorna para calendário limeirense, artistas podem se inscrever a partir de segunda
13/06/2018 | 16h35

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, lança o XXVI Slac - Salão Limeirense de Arte Contemporânea, que teve sua última edição na cidade no ano de 2011. A atividade acontece no período de 9 a 23 de novembro, com abertura e premiação no dia 9, às 20h, no Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”.

O objetivo do Slac é fomentar e difundir a produção contemporânea, bem como valorizar os artistas, buscando apresentar um panorama dessas produções artísticas em suas mais variadas linguagens, além da formação cultural. Nesta edição, serão aceitos trabalhos nas linguagens de desenho, gravura, fotografia, pintura, escultura, instalação, intervenção urbana e videoarte.

Os interessados têm de 18 de junho a 30 de julho para se inscrever. Para inscrição é necessário ter 18 anos, e apresentar: ficha de inscrição; imagens dos trabalhos a serem inscritos, no tamanho mínimo de 18x24cm, coladas ou impressas em papel formato A4 e contendo, no verso, coladas e preenchidas, as respectivas etiquetas de identificação para fotos, com o nome do artista, o ano da produção, o título do trabalho, a técnica, os materiais utilizados e dimensões, sendo que a manifestação que não puder ser inscrita nos moldes descritos poderá ser realizada mediante apresentação de um projeto único que contenha todas as informações que o artista julgar necessárias para a perfeita compreensão de sua proposta, tais como memorial descritivo escrito (obrigatório), fotos, desenhos, croquis, fotos de maquetes, perspectivas tridimensionais, amostras de materiais, DVDs, CDs e Pen Drive; texto (máximo de uma página) sobre a pesquisa/produção/ conceito; e currículo artístico resumido (máximo de uma página).

Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, a notícia deve ser comemorada pela militância artística. "O Governo Mario Botion teve a sensibilidade de se preocupar com o retorno deste projeto tão importante para a projeção de Limeira no universo da arte contemporânea e nossa pasta está muito entusiasmada em organizar essa grande ação", afirmou.

As obras devem ser de produção recente, datadas e assinadas a partir de janeiro de 2015.Os documentos devem ser entregues no Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”, localizado na rua Treze de Maio, 102 – Centro. Os artistas poderão se inscrever com o mínimo de duas e máximo de três obras, sendo que as categorias instalação e vídeo podem ser inscritas com apenas uma obra.

Serão selecionados até 20 artistas que recebem a ajuda de custo de R$ 600 e concorrem a premiações da ação: Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Limeira - R$ 3.000; 1º Lugar - R$ 2.500; 2ª Lugar - R$ 1.500; 3º Lugar - R$ 1.000 e Prêmio de Limeira - R$ 2.000. "Uma grande novidade neste retorno do Slac, que mostra a valorização que temos pelos artistas que comporão esse projeto, é a ajuda de custo que será oferecida a todos aqueles que forem selecionados", completou Farid.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessadas no site da Prefeitura, www.limeira.sp.gov.br, no hotsite da Secretaria de Cultura. Informações podem ser obtidas nos telefones 3441-5493 (Departamento de Formação para as Artes) ou 3441-4805 (Museu).