Prefeito aprova projeto paisagístico de canteiro central da Av. Saudades
07/06/2018 | 18h30
Prefeito aprova projeto paisagístico de canteiro central da Av. Saudades

prefeito de Limeira, Mario Botion, recebeu na tarde de ontem (6) em seu gabinete os alunos do curso de paisagismo do Senac que desenvolveram o projeto do canteiro central da Avenida Saudades. Após a apresentação detalhada, Botion parabenizou o trabalho. “Estou muito feliz e satisfeito com o resultado. É muito bom quando existe o interesse da sociedade em atuar em parceria com a prefeitura, porque isso cria uma relação de pertencimento da comunidade com os espaços públicos”, falou.
Estiveram no encontro o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, a professora de paisagismo do Senac, Solange de Oliveira, e o gerente da unidade de Limeira, Mário Augusto dos Reis, além de alunos e da professora do Anglo Portal, Marcela Marmo.
Reis ressaltou que essa iniciativa foi um desafio, já que o cliente final é toda a cidade. “Temos como premissa dar a oportunidade de os alunos atuarem em casos reais, mas esse projeto teve essa característica diferenciada, com a qual eles souberam trabalhar”, disse. Ao todo, 16 alunos participaram da ação. Solange frisou que o projeto teve como foco promover a integração entre o espaço, moradores e pessoas que circulam pelo local.
Gabriela Peccin, 30, participou do desenvolvimento do projeto e contou que gostou da experiência. Mas, para ela, o mais importante foi a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de quem utiliza o espaço. “Depois de concluído, esse canteiro irá tornar o caminho de casa ou do trabalho mais leve. Todos temos a necessidade de mais proximidade com a natureza”, falou.
Agora, o Colégio Anglo Portal realiza atividades de arrecadação de mudas, para que a revitalização saia do papel. A ação integra o Projeto Anglo Sustentável. A estimativa da secretaria é que a obra seja executada em setembro. As tratativas tiveram início na primeira quinzena de abril.
PROJETO
O projeto apresentado atendeu aos pedidos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, de serem utilizadas espécies de plantas que exijam pouca manutenção e que chamem a atenção das pessoas pelas cores vibrantes, como roxo e amarelo. As árvores já existentes serão todas mantidas e outras serão plantadas. A escolha das espécies envolveu critérios tanto técnicos quanto estéticos, buscando trazer harmonia ao espaço.
Existe ainda a indicação de adequação das faixas de pedestres, com passagem pelo canteiro e possibilitando a circulação de cadeiras de rodas. Foi proposta também a criação de três novas faixas, duas delas elevadas, devido ao fluxo de crianças no entorno do colégio. Nessas travessias, com o intuito de convidar as pessoas a utilizarem o caminho adequado, também foi sugerida a colocação de arcos de ferro.