ARTE URBANA
Oficinas de graffiti são encerradas com atividade prática
04/06/2018 | 16h40
Oficinas de graffiti são encerradas com atividade prática

O muro da Emeief “Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi”, localizada no Residencial Rubi, ganhou uma nova pintura com o trabalho desenvolvido pelos alunos das oficinas de graffiti, oferecidas peloPrograma Oficinas Culturais. Sob supervisão dos artistas Alma e Medo, os participantes desenvolveram o projeto Gráfico Coletivo, em que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa.A realização das oficinas é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, através do convênio com o Programa Oficinas Culturais. Durante três meses, os alunos participaram das oficinas Grafiarte, ministrada por Medo, na Casa da Cultura 1, e Oficina de Intervenção Urbana e Técnicas de Graffiti, coordenada por Alma, na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea).

O Gráfico Coletivo marca o encerramento da oficina como uma demonstração do trabalho desenvolvido com os alunos, tanto na parte técnica como prática. “Foi uma experiência e tanto para eles e para mim. Foi a primeira vez que a maioria aplicou uma intervenção numa parede. A troca com a comunidade também foi bem legal, porque apesar de cada um ter feito seu trabalho autoral e individual, foram feitos desenhos coletivos para que o pessoal da comunidade participasse”, disse Alma.

Outro ponto observado pelos oficineiros foi a integração entre arte, alunos e comunidade. “A experiência foi boa, principalmente para o bairro que não tinha nenhuma arte. Quando estávamos produzindo, passou bastante gente elogiando, falando que já havia modificado a paisagem do bairro”, acrescentou Medo.

OFICINAS

O Programa Oficina Culturais abre inscrições, a partir do dia 18 de junho, para interessados em fotografia, baby class, canto, samba rock, vivência teatral para adolescentes, noções básicas de operação de iluminação, roteiro de cinema, artesanato e maquiagem para crianças, em diversos espaços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-5493.